Resenha: Princesa de Papel

Autora: Erin Watt
Editora: Essência
Ano: 2017
Páginas: 368

*Obra cedida pela editora no formato de livro físico, para resenha, referente a parceria de 2017.

Sinopse
    Ella Harper é uma sobrevivente. Nunca conheceu o pai e passou a vida mudando de cidade em cidade com a mãe, uma mulher instável e problemática, acreditando que em algum momento as duas conseguiriam sair do sufoco. Mas agora a mãe morreu, e Ella está sozinha. É quando aparece Callum Royal, amigo do pai, que promete tirá-la da pobreza. A oferta parece tentadora: uma boa mesada, uma promessa de herança, uma nova vida na mansão dos Royal, onde passará a conviver com os cinco filhos de Callum. Ao chegar ao novo lar, Ella descobre que cada garoto Royal é mais atraente que o outro – e que todos a odeiam com todas as forças. Especialmente Reed, o mais sedutor, e também aquele capaz de baixar na escola o “decreto Royal” – basta uma palavra dele e a vida social da garota estará estilhaçada pelos próximos anos. Reed não a quer ali. Ele diz que ela não pertence ao mundo dos Royal. E ele pode estar certo. [SKOOB]

    A primeira coisa que devemos saber sobre esse livro é que (ao contrário do que eu pensei), não se trata de um romance de época. Se você, assim como eu, imaginou que essa pudesse ser uma história envolvente de séculos passados: pare. Essa história é bem atual.

    Royal é o sobrenome de uma família. A família que Ella Harper terá de "enfrentar" e ao mesmo tempo, conviver após a sua tutela passar para Callum Royal de forma misteriosa e repentina.

    Misteriosa e repentina, porém, parece ser a característica principal de toda a trama. Desde o livro "A Maldição do Tigre", eu nunca fiquei tão dividida em uma história. Ainda não sei bem se amo ou não essa história, as personagens, a forma como foi construída. Definitivamente, ainda estou perdida.

    Quando vi toda a propaganda sobre o livro, como as pessoas recomendavam, como todos pareciam amar a história, eu fiquei tentada a ler. Parecia haver um mistério empolgante. Mas foi aquela situação em que a sinopse engana o leitor, tanto quanto a propaganda. O que me leva a dizer: gosto é algo completamente particular.

    Até o presente momento não consegui dizer porque o nome do livro é princesa de papel. Talvez porque o nome da família seja Royal, talvez porque ela seja tutelada por eles. São suposições de interpretação. Pois essa história me deixou completamente perdida.

    As coisas acontecem muito rapidamente. O que é bom por um lado, pois realmente não gosto de histórias paradas, mas também é ruim, pois nenhuma das minhas perguntas foram respondidas. E talvez essa era a pretensão da autora: deixar os leitores confusos e curiosos. Mas eis a novidade, eu não gosto muito disso, me frusta e eu fico como agora, sem saber se gostei ou não.

    Outra coisa que me "decepcionou" foi o comentário impresso no próprio livro "Intenso, quente e assustador". Não consegui ver nada disso no livro, apesar de muitas pessoas sim. O que menos teve foram situações assustadoras. Será que eu li errado? 

    A obra, porém, não é de todo ruim. O mistério que ronda a família Royal, o jeito fechado deles, a inicial hostilidade e os segredos que são pouco a pouco mostrados, mas não revelados, me deixaram presa na leitura a ponto de não demorar a ler. Se isso não conta como pontos positivos, o que mais irá?

    Mas se me perguntassem se eu recomendaria esta obra? "Não sei" seria a minha resposta. Realmente me deixou confusa quanto ao que senti ao ler. Mudando a pergunta para: "Você gostaria de ler a continuação", então a resposta seria "SIM!". Se existe algo capaz de me fazer ler um livro, mesmo ficando dividida quanto a ele é a curiosidade e isso não da pra negar que esta obra é capaz de despertar. 

Classificação

Gênero
Romance
Ficção
Drama



26 comentários:

  1. Oi, Fernanda. Eu estou em relação de ódio e amor com esse livro. Eu li depois de uma resenha maravilhosa, e mesmo tendo gostado do enredo, as atitudes dos personagens me deixavam fula da vida. Tinha muito conotação sexual e isso me irritava bastante. Porém, ainda assim me senti compelida a ler o segundo e já estou embarcando no terceiro.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Olá , estou vendo muito comentários sobre o livro pela sinopse não me chamou muito a atenção e até pelo fato de todos estarem falando muito, e após sua resenha continuo com o mesmo pensamento sobre o livro .
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda, tudo bem?

    Eu quero destacar de início como ponto positivo essa capa, achei simples e ao mesmo tempo muito caprichada, ficou muito bonita. A sua nota até que está boa, mas pelo fato de estar confusa sobre indicar, eu não pegaria para ler. Por outro lado, o livro tem uma premissa interessante. Gostei da sua resenha, ficou bem trabalhada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou louca por esse livro mas não tinha pensando em ser romance de época kkk sempre achei que fosse um romance atual mesmo. Acho a capa dele muito bonita e a trama parece ser bem envolvente.

    ResponderExcluir
  5. Eu pensei que era um romance de época, excelente pontuação a sua logo de início. Lembro-me que A Maldição do tigre também me deixou um pouco dividida heheheh e concordo com você, gosto é algo particular e tem de ser respeitado, por isso que não é pelo fato de alguém elogiar, usar excessos de adjetivos, que eu vou ler. Eu gostei de sua sinceridade na resenha, senti o que você está descrevendo, lendo A mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Quando eu soube desse livro achei que seria um romance juvenil, algo mais água com açúcar ou semelhantes, jamais imaginei a história que você descreveu. Fiquei curiosa com a trama mas ao mesmo tempo com certo receio lois os pontos negativos que você destacou são coisas que também me desagradam durante uma leitura, ainda assim você conseguiu despertar minha curiosidade acerca dos personagens e da verdade por trás de tudo (mesmo que as respostas só venham nos livros seguintes) e fiquei com vontade de o ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já tinha visto comentários ótimos sobre esse livro e pelas pessoas ficarem divididas e querendo mais desse livro.
    Comprei ele há poucos dias e espero conseguir ler em breve!
    Espero gostar da leitura!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  8. Tive a mesma impressão ao ler a sinopse. Não me convenceu. E saber que tem continuação só me desanima mais e mais.

    Mas gostei da resenha sincera.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda, tudo bem?
    Tenho ouvido maravilhas sobre esse livro.
    Fiquei bastante curiosa e pesquisei mais um pouco, mas ao saber que se trata de uma serie optei por não adquiri-lo agora. Acho que só vou ler quando toda a serie estiver lançada, assim não corro o risco de ficar aguardando continuação e a leitura vai fluir mais prazerosa
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Este livro está em minha lista de desejos há um tempo já, mas depois que li sua resenha,desanimei. Acho que vou deixá-lo para quando tiver diminuído um pouco a minha lista de leitura, eu o leia e tire minhas próprias conclusões, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda, tudo bem?

    Não é um livro que me chame atenção, talz ele nem entre pra minha estante 😔 e sabendo que se trata de uma série me deixa mais afastada dele ainda.

    Parabéns pelo post e pela parceria.!

    ResponderExcluir
  12. Oiii Fernanda, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, por isso irei pular a dica, mas fico feliz que tenha trazido a resenha para nós e confesso pra ti que sou apaixonada por essa capa e sei que irá fazer sucesso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu não pensei que fosse um romance de época, mas me interessei logo de cara pelo livro.
    Será que as perguntas não respondidas serão nos próximos livros? Espero, pois pretendo ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oii
    Fiquei muito tentada a ler este livro quando vi os anúncios de que seria lançado. Uma pena que a obra te deixou tão dividia, mas como você mesma colocou, gosto é uma coisa bem peculiar, cada um tem o seu e não tem jeito (eu por exemplo, não gosto de A Culpa e das Estrelas...) mesmo com os pontos negativos levantados na resenha ainda quero fazer a leitura para tirar minhas próprias conclusões.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  15. Olá, quando vi a capa pensei que fosse um romance de época, e de fato é algo bem atual.. Bom, havia lido uma resenha desse livro em outro blog, e depois da resenha vi que esse livro não é pra mim! Deixo a dica passar.
    Beijos.
    Meu Livro Fantástico | Facebook

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Estou vendo as opiniões bastantes divididas com relação ao que achar do livro. Quando ele estava em lançamento, fiquei mega interessada pela capa e pela premissa que ele traz, porém aos poucos que as resenhas, como a sua, foram saindo, tentei abaixar um pouco essa expectativa. Por ser série, vou esperar o lançamento dos próximos para me decidir ou não. Ótima resenha por nos trazer sinceridade!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Fernanda, que pena que o livro não correspondeu totalmente ao que você imaginava, deixando você em uma zona de desconforto e incerteza. Da minha parte ainda não tenho a pretensão de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Poxa Fernanda, realmente, as vezes a sinopse nos engana. Também não curto livro que nos deixam perdida, acho que uma boa história é redonda, completa, mesmo que tenha uma continuação. Uma pena, pela premissa tinha tudo para fisgar o leitor. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Bom, eu amei esse livro, mesmo sendo extremamente machista, pois o mundo é assim!
    Adorei a sua resenha, e você tem que ler os outros!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem?
    Eu gostei bastante do livro quando li, mas realmente não tem nada de assustador nele haha. Também não entende esse títul, bem confuso...
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Me decepcionei! Achei que seria um romance mais de época e principalmente assustador.
    Complicado quando a gente não acha isso dentro da leitura.
    Sendo assim eu não fiquei animada em ler.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  22. Quero pontuar que a capa é linda. Pela sinopse, achei que se tratasse de um romance juvenil e com premissa já bem conhecida. Vou ler outras resenhas para saber mais sobre o livro.

    beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá! Gostei bastante da sua resenha e da forma sincera como aponta aquilo que mais te chamou atenção. Se eu tiver oportunidade, estarei lendo também, bjooooooo

    ResponderExcluir
  24. Olá! Vi bastante propaganda sobre o livro também, o que me deixou um pouco curiosa para ler, principalmente porque a sinopse traz muito mistério. Mas sua resenha me desanimou, também não gosto quando a leitura não traz as respostas que estávamos esperando, também fico frustrada. Então não pretendo ler, pelo menos por enquanto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Fernanda!
    Otima resenha.
    A historia tem um certo mistério mas não despertou a minha curiosidade infelizmente. Então não leria, pelo menos no momento. Espero que a continuação lhe responda suas dúvidas.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi, Quel... Nunca tinha visto o livro antes até esse momento, mas pela premissa dele confesso que não me empolguei pra fazer a leitura... E ele te deixou num misto de emoções confusas, né?

    Espero que a continuação te agrade mais que ele...

    Bjs...

    ResponderExcluir