Últimas Resenhas

Resenha: Nerve


Autora: Jeanne Ryan
Editora: Outro Planeta
Ano: 2016
Páginas: 304

*Obra cedida pela editora no formato de livro físico, para resenha, referente a parceria de 2016.

Sinopse
    Você já se sentiu desafiado a fazer algo que, mesmo sabendo que pode se arrepender depois, acaba levando em frente? A heroína deste livro também. 

    Vee cansou de ser só mais uma garota no colégio, e quer deixar os bastidores da vida para assumir seu merecido posto sob os holofotes. E o jogo online Nerve, febre nacional transmitida ao vivo, pode ser o início dessa trajetória de sucesso. Basta que ela clique no botão “Jogador” em vez de “Espectador” para entrar na disputa, que propõe, a cada etapa, um desafio novo. 

    A adolescente acaba formando uma dupla imbatível com Ian, um garoto desconhecido com quem trava contato ao se inscrever em Nerve. Juntos, vão galgando posições no jogo. Mas, conforme os dois avançam na disputa, os desafios ficam cada vez mais complexos... e perigosos. [SKOOB]

    Nerve é a sensação do momento... um jogo no qual jovens e adultos são levados a cumprir diversos desafios, sejam eles perigosos ou constrangedores, para adquirirem prêmios tentadores. Os organizadores sabem como conquistar aqueles que mantêm o mecanismo do Nerve funcionando a todo vapor, eles investigam a vida de seus jogadores e buscam saber quais seus maiores desejos, assim é possível (e fácil) fazer com que eles se submetam a qualquer tipo de loucura.

    E no centro desse reality show online conhecemos a jovem Vee, uma garota que está cansada de ser coadjuvante da sua própria vida. A garota super certinha e prestativa já não aguenta mais ser vista como a "amiguinha" de todos e depois de ver sua paixão do colégio, Matthew, morrendo de amores por sua melhor amiga, mais conhecida como 'A garota mais popular e sexy da escola - Sidney', ela decide tomar medidas extremas e mudar seu status de 'Espectadora' para 'Jogadora' do Nerve, saindo de sua zona de conforto e revelando a todos que também pode ser ousada.

    Com a ajuda de uma amigo, que também vive nos bastidores (e isso não é uma metáfora, pois eles auxiliam na turma de teatro do colégio) ela cumpre seu primeiro desafio e logo começa a conquistar inúmeros seguidores. A fama e as conquistas lhe caíram muito bem, no entanto, conforme os desafios vão seguindo e ficando cada vez mais complicados, mesmo com a ajuda de Ian, um gato de tirar o folego que surge no reality como seu "parceiro-namorado", Vee percebe a dimensão do perigoso de expor sua vida a milhares de desconhecidos. 
    Afinal, o que você estaria disposto a arriscar para ter aquilo que sempre desejou? 

    "Essa era a pior parte, não saber como era o inimigo, enquanto sua imagem ficava disponível para todos."


    Nerve é narrado pela personagem central, Vee e é através dela e de suas escolhas que vamos entrando e conhecendo melhor o "Jogo". O enredo envolve bem o leitor, mas os personagens não conseguem prender tanto assim, eu até que gostei da garota e do Ian, mas outros personagens coadjuvantes são bem chatinhos e irritantes, como Sidney, Matthew e outros jogadores do Nerve... acho que eles poderiam tem mais personalidade e foco, até mesmo Vee, que as vezes parece estar perdida.

    O livro passa ao leitor uma mensagem interessante sobre os riscos que corremos ao nos expormos na internet. No final o leitor fica com um gostinho de quero mais, e a autora deixa um gancho para uma possível continuação... será? Uma vez que você fica curioso para saber quem está por trás desse jogo maluco e perigoso e conhecer as proporções que o mesmo toma perante a sociedade.



    A obra é alucinante, trazendo um enredo interessante e muito dinâmico (isso deve-se às inúmeras situações de risco que os personagens são obrigados a vivenciar durante o jogo), entretendo o leitor de forma significativa, mostrando a quê realmente veio. Uma ótima dica para aqueles que gostam de histórias repletas de ação e buscam um livro estilo 'Jogos Vorazes' sem todo aquele sangue escorrendo entre as páginas.

    Páginas? Então vamos falar sobre a diagramação... A capa, mesmo sendo a versão da adaptação chama atenção e combina com o clima frenético do enredo. A fonte escolhida e o tamanho da mesma deixa a leitura confortável e ajuda a não quebrar o ritmo. Quanto a revisão a editora está de parabéns!

    Você deve saber que temos uma adaptação (e se não sabia eu acabei estragando a surpresa ao falar da capa, não é mesmo?). Eu ainda não assisti, vi o trailer e não curti muito, pois só pela propaganda vi que as alterações no enredo foram enormes... a quem diga que o filme é melhor (mesmo ainda não tendo assistido eu tenho que descordar, afinal... eu detesto a Emma Roberts, sorry se você é fã dessa mocinha), enquanto algumas pessoas saíram da salas de cinema xingando (é eu sou dessas). 




Classificação

Gênero
Aventura
Literatura Estrangeira
Mistério


31 comentários:

  1. Olá! infelizmente desta vez deixarei passar a dica. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ola Quel, tudo bem?
    Já vi varias resenhas positivas desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    Estava pensando em assistir o filme primeiro, mas depois do que você disse, não sei mais...hahaha. Adorei a resenha!
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Quel.

    Não conhecia esse livro, gostei bastante da sua resenha.
    Mas achei ele bem adolescente e não me atraiu.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Gostei muito da sua resenha, me fez querer ler o livro.
    Assisti o vídeo e confesso que gostei muito. Parece ser uma leitura cheia de ação, do jeito que eu gosto.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler este livro, é totalmente o estilo que amo. Adorei a sua resenha e os pontos altos. Mas especialmente pra apresentar pro meu sobrinho uma forma mais jovial sobre os riscos da exposição online. Achei um assunto bem válido. E eu tava animada pro filme, meio que desanimei em ver agora hahahaha!

    ResponderExcluir
  6. Olá Quel,
    A premissa desse livro me atrai bastante e tenho vontade de ler. Fiquei muito feliz por ver que você curtiu a leitura.
    Adorei saber que o livro é dinâmico por conta das situações de risco que os personagens passam. Cheguei a imaginar que esse livro chega a ser até engraçado em alguns momentos.
    Vou, sem dúvidas, anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que interessante! Nunca tinha associado ao filme. Parece uma leitura super cativante!

    ResponderExcluir
  8. Oiii Quel, tudo bem?
    Esse é um livro que realmente nao me interessei, quem sabe eu assista apenas o filme porque você indicou, mas por enquanto irei pular a dica, e ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Quel, não me interessei por Nerve, ainda mais agora por saber dos personagens "perdidos" do enredo. Porém, achei interessante o livro abordar sobre o excesso de exposição nas redes sociais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, ainda não conhecia esse livro, parece ser uma leitura leve e divertida. E já tem uma adaptação? Realmente difícil quando mantem todas as características da obra original. Vou pesquisar mais e espero ter a oportunidade de ler também, bjooooo

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel,
    Já havia lido a resenha desse livro e fiquei interessada. A história me lembrou um pouco o seriado Black Mirror, que faz a gente pensar sobre a nossa relação com a tecnologia. Muito bom. Fiquei curiosa com o filme, apesar de sempre achar o livro melhor hehe
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Caraca, como que eu não ouvi falar desse livro antes? Parece bem legal, pelo menos essa parte do jogo e tudo mais.
    E o melhor é que tem filme, só que como você, não gosto muito da Emma Roberts, mas talvez eu vá assistir só pra ver como esta, kkk.

    ResponderExcluir
  13. Para mim, reality show é a imbecilização de uma sociedade, se o livro tiver como foco norteador essa crítica, acredito que vale a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Olha, eu que não li o livro ainda mas acabei de ver o trailer e achei MASSA!!!! Poxa vida, que da hora! Mas acho que primeiro vou ver o filme pra depois ler o livro e vou ler com certeza, realmente vc me instigou a ir atrás, eu gosto dessa sacada de livros com reality shows, vc ja leu A sétima cela? Recomendo viu!
    Adorei!
    bjs
    Jo Scarreiro

    ResponderExcluir
  15. Eu assisti ao filme antes de ler o livro e amei! Fiquei louca para adquirir o livro e saber que a própria Vee é que narra a história deu um gás a mais, pois no filme meio que fica implícito que é narrado por terceira pessoa.
    Adorei sua resenha!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Adorei o livro, não conhecia mas parece ser muito envolvente e instigante a história. A capa não me ganhou muito, mas sua resenha me convenceu a procurar e ler, e quem sabe assistir a adaptação!

    ResponderExcluir
  17. Oii
    Já vi algumas pessoas comentando que o filme é melhor mesmo. Que o ritmo do livro era meio lento, ou algo assim.
    Gostei de ter uma segunda opinião mais animadora para a leitura. Se é cheio de ação não tem como ficar chato. Talvez eu me aventure pelo mundo de Nerve também.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Uma pena que os personagens deixam a desejar, mas estou bem curiosa com este livro apesar de não estar com tantas expectativas assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Não sabia da existência desse livro, mas cheguei a ver alguma coisa sobre a adaptação cinematográfica, que não me chamou muito a atenção na época, aliás. A premissa do livro parece interessante e eu leria, com certeza.

    Se a autora deixou um gancho para uma possível continuação, talvez haja esperança que os personagens ganhem mais profundidade e sejam melhores desenvolvidos. De qualquer forma, está anotado!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eu achei a premissa da trama bem interessante, daquelas que nos fazem refletir, mas... Acho que a sua opinião sobre os personagens pode ter influenciado nesse "mas". Pela dinâmica da narrativa, é provável que eu dê uma chance. Cheguei a ver propagandas da adaptação, mas não fui ao cinema, quando sair na TV, assistirei (e tb não gosto muito da Roberts...).

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu tbm não gosto dessa atriz, kkk!
    Te confesso que não sabia do livro nem do filme, e gostei pra caramba, mesmo sendo uma temática adolescente (acho que não sai dessa fase e amo uma tolice teen, kkk).
    Já adicionei na lista de desejados e amei sua resenha!
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
  22. Bom, premissa: uau!!!
    Atriz: não tenho como opinar, rs
    Mas super leria o livro :)

    ResponderExcluir
  23. HAHAHAH eu acho que não sabia da adaptação, não, pelo menos não me lembrava... a trama do livro é bem instigante e eu super leria e também assistiria a adaptação! Não sabia o nome dessa atriz, mas eu gosto dela :p

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a adaptação! Mas lendo a sinopse e sua resenha, tenho certeza que iria gostar bastante dessa leitura. Fiquei curiosa e pretendo ler antes de assistir ao filme! Adorei!

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Não conhecia o livro nem o filme, mas fiquei bastante interessada. Pelo visto promete uma trama cheia de ação, espero gostar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Li toda resenha pensando "eu já vi essa historia em algum lugar", aí chego no fim e vejo a adaptação e lembro :D

    Não conhecia o livro, mas o enredo é bom. Lembro que na época o trailer do filme chamou minha atenção, mas não o suficiente para ir ao cinema. Mas gostei da dica e vou tentar ler e assistir.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  27. Olá, achei a premissa bem interessante, temos realmente que nos policiar com exposição na internet. Pela sua resenha me pareceu bem dinâmico o livro, me interessei e vou procurar o livro e o filme pra conferir melhor, bjs

    ResponderExcluir
  28. Quando vi a capa eu achei que não fosse me interessar, mas lendo a sua resenha eu achei a trama bem intrigante e fiquei curiosa com a leitura.

    ResponderExcluir
  29. Olá Quel!
    Só pela sua resenha já fiquei mega curiosa com o livro. O enredo é bem inovador e deve ser muito bom ler um livro assim. Não conhecia a adaptação e é uma pena não ser igual ao livro.
    Amei a sua resenha e anotei a sua dica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  30. Oi Quel sua linda, tudo bem?
    Eu só vi o filme e gostei. Eles não aprofundam muito em quem está por trás do jogo. Mas eu achei importante a mensagem, sabe, é até um pouco assustador em como tudo foge do controle e se torna uma questão de vida e morte e como os outros reagem a isso, e como os outros pedem por isso. Pena que no livro os personagens não lhe agradaram. Mas ainda quero ler o livro. Gostei muito da sua sinceridade como sempre, Quel.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  31. Olá
    Já quero ler esse livro, mas enquanto a grana está curta vou recorrer ao filme. Adoro tudo que tem jogos no meio, acho extremamente divertido. Adorei a dica e a resenha.
    Beijuh

    ResponderExcluir