Resenha: Adolescer


Autora: Eva Zooks
Editora: Ler Editorial
Ano: 2016
Páginas: 108

*Obra cedida pela editora no formato de livro físico, para resenha, referente a parceria de 2016.

Sinopse
    "Eva Zooks descreveu com leveza e humor a fase que considero uma das mais divertidas da nossa vida: a adolescência.”- Patrícia Barbosa, autora de As Mais 

    Jô faz questão de ser a ovelha negra da família, mas seus irmãos, Tom e Jú, estão dispostos a fazer de tudo para salvá-la do caminho que ela decidiu seguir.
    Uma história cheia de amizade e amor, que revela de forma divertida todas as transformações da adolescência.
    Um livro para toda a família. [SKOOB]


    Nesse adorável enredo, somos apresentados à família de Joana (Jô), a filha mais velha de Ana e Rodolfo e a irmã rebelde de Tomás (Tom) e Júlia (Jú). Embora Jô venha passando por uma conturbada crise adolescente seus irmãos ficam cada dia mais preocupados com as atitudes da garota. 

    Tom, o filho nerd e inteligente, une forças com Jú, a caçula super fofa e carinhosa, para salvar a irmã mais velha do "lado negro da força", uma vez que, não aguentam mais o "azedume" de Jô e temem com o quê poderá acontecer com ela caso continue agindo de forma tão intensa e revoltada.


    Essa é uma obra leve de leitura rápida e divertida. Nela encontramos e identificamos diversos exemplos e esteriótipos presentes no cotidiano de muitas famílias e adolescentes da atualidade. Sem contar que fica quase impossível de não se apaixonar pelos irmãos de Joana...eles são presentes, carinhosos e realmente se importam com a felicidade da irmã, por mais mala que ela pareça ser...e afinal, não é assim que uma família deve agir? Amar uns aos outros e ajudar a enfrentar as crises?

    O enredo é divertido e passa uma linda mensagem de amor fraternal e como a família é importante no desenvolvimento do caráter das crianças e adolescentes. Ele também traz muitas referências da atualidade como jogos, filmes e músicas...de forma com que o livro se aproxime da realidade do leitor.




    A diagramação é uma fofura a parte...além da ótima fonte escolhida pela editora (que facilita a leitura e colabora para que a mesma flua com naturalidade), somos presenteados com páginas repletas de figuras (relacionadas com o texto) e cada novo capítulo traz uma citação diferente que introduz o tema central do que será abordado no enredo. 
    A capa também está um amorzinho e faz jus a temática da obra.

    Eu já havia lido alguns livros da autora, todos completamente diferentes dessa obra, a qual é destinada ao público infanto juvenil, e embora o gênero e estilo de narrativa tenham mudado completamente, fiquei bastante feliz com o que encontrei nessas 108 páginas (que eu queria mais!).
    Gostei da forma como o enredo foi desenvolvido e a única crítica está relacionada com os erros de revisão (ortografia e concordância), mas nada que depreciasse a leitura.

  

    Para aqueles que estão procurando uma leitura mais leve para fugir da ressaca literária, essa é uma ótima dica!



 Classificação

Gênero
Infanto juvenil
Literatura Nacional

18 comentários:

  1. Eu ainda não conhecia o livro mas a premissa não me despertou interesse, mas acredito que para o público alvo, deva ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  2. QueL, eu fiquei fascinada com a resenha desse livro, até que enfim um livro onde os irmãos se ajudam. Não aquela coisa de competição, que existe eu sei, mas tem irmãos que são amigos. E esse livro mostra isso, acredito que tenha uma mensagem valiosa para passar. Dica.anotada.

    ResponderExcluir
  3. Que capa mais fofa *-* Adorei a premissa e sempre estou disposta a ler livros com uma temática assim, porque costumam ser bem leves e práticos. Fiquei bem curiosa para saber como é esse estilo rebelde da personagem. Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Uma leitura mais leve pra fugir da ressaca literária é tudo o que eu preciso no momento haha. Gostei da premissa do livro, os irmãos quererem "salvar" a irmã mais velha dos problemas surgidos por conta da adolescência é uma ideia bem legal, quase única, e me deixou muito curiosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Com toda certeza é um livro para fugir da ressaca! Adorei a capa dele e me lembrou até livros de colorir, acredita

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Essa capa já diz tudo né? Quando vejo capas assim já sei que a leitura vai fluir como uma pena. Esse tipo de história é maravilhosa pra tirar o peso de leituras mais densas, as quias estou acostumada.
    Obrigada pela indicação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, como vai?
    Que coisa mais fofa, fiquei com vontade de comprar para as minhas sobrinhas. Acho que elas vão gostar demais.
    Minha mãe se chama Júlia já amo essa personagem <3
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Adorei a resenha ;)
    Não leio muito livros juvenis, mas, sempre é bom intercala-los em meio a leituras mais densas... Enfim, vou adicioná-lo aos desejados ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, não conhecia o livro, mas pela sua resenha me pareceu ser um livro que eu leria em uma tarde calma, parece ser uma história bem interessante, adorei o post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Ai, que livro mais fofo.
    Gostei da forma que os irmãos se juntaram para salvar a irmã mais velha do "lado negro da força", kkk. A capa é ainda mais bonita e condiz com essa coisa de adolescente rebelde. Amei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oieee
    Achei o enredo super amorzinho e acredito que deve ser um livro bem leve e divertido!
    Só senti falta de mais fotos, do interior do livro, para ver melhor essas figuras e de algumas citações.
    Bjokassss

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Menina, que surpresa agradável a Eva escrevendo para o público juvenil. Achei o enredo fofinho, além de amiga da autora, já li os livros dela, achei esse super dinâmico e diferente. Desejo muito sucesso, sei o quanto a Eva luta nesse mercado literário ^^

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga, tudo bem?

    Eu não conhecia essa obra fico contente que tenha gostado da leitura, parece ser de fato um livro agradável e bom para dar uma quebrada na ressaca literária!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem??

    Achei uma fofura a obra!

    Não conhecia ainda "Adolescer" e acho que vou me dar muito bem com a obra. Estou procurando leituras leves, assim como esta, para curar o que ainda restou das minhas ultimas ressacas literárias.

    Dica mais que anotada (:

    ResponderExcluir
  15. Raquel, gosto muito de histórias de adolescentes e essa história apesar de clichê é bem legal e eu super leria.

    ResponderExcluir
  16. Ooi
    Amooo esses livros leves e divertidos. Nunca me decepcionam! Quando de trata de uma ressaca literária então... Eles dão perfeitos.haha Dica anotada!

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Eu adoro livros com essa temática e sempre acho que eles são muito lindos!
    Eu acho que vou acabar dando uma chance para o livro, eu mesmo nunca tinha ouvido falar dele.
    Eu amei a sua resenha.
    bjss

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Ainda não conhecia essa obra, mas gostei muito de saber de um livro que trata de coisas importantes de uma maneira leve e bonita. Fiquei curiosa para conferir, adorei a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir