Resenha: Provocante

Autora: Paola Scott
Editora: Charme
Ano: 2016
Páginas: 310

* Obra cedida pela editora no formato de livro físico, para resenha, referente a parceria de 2016.

SINOPSE
    Paola, quarenta anos, muito bem resolvida, separada e com uma filha adolescente. Acostumada a viver dentro das regras, mas cansada dos pré-julgamentos, decide dar um basta em relacionamentos insossos e em homens de mentirinha, que não conseguem acompanhar o seu ritmo e compartilhar suas fantasias. 

    Pedro, solteiro, experiente, viril, bem-sucedido e que não admite que ninguém intervenha em seus hábitos, gosta de viver suas aventuras sexuais com mulheres mais jovens, sem se deixar envolver. 
    Numa época em que os homens se sentem ameaçados pelo sucesso feminino nos mais diversos ramos, que romances eróticos expõem os desejos mais íntimos das mulheres e fazem com que estas sonhem com os sedutores personagens desses livros. E que, apesar da modernidade, ainda sejam censuradas e condenadas por uma sociedade hipócrita. O que acontece quando estas duas pessoas vividas e experientes se encontram? 
    Pedro, na ânsia de conquistar uma mulher diferente de todas as que está acostumado, resolve utilizar meios escusos para se aproximar. Mas, sem dar-se conta, se vê apaixonado por esta fêmea sensual e provocante. 
Pode uma mulher, à procura do amor verdadeiro, perdoar uma violação à sua privacidade? E afinal, seria mesmo amor? Ou o tempo todo foi apenas uma fantasia? [SKOOB]


   Ao ver a premissa do livro eu pensei em dar uma chance, apesar de ter a certeza não apenas pelo nome como também pela sinopse de que seria algo carregado de cenas eróticas e talvez até em exagero. Porém ao ver que seria um romance adulto, com personagens mais maduros, mais velhos do que costumam ser eu resolvi arriscar.

   Infelizmente me decepcionei bastante ao criar expectativas baseada na promessa feita de um amadurecimento das personagens. Conforme lia cada capítulo, fui percebendo que na verdade eles são muito iguais aos jovens incontroláveis, cheio de hormônios e que, aparentemente, não fazem muito mais do que se ver.


   Apesar das personagens terem seus trabalhos e suas vidas já prontas, como filha no caso da personagem principal, isso não impede de saírem e aparentemente ficarem apenas juntos e essa falta de verossimilhança foi que desanimou demasiadamente com a trama completa. 

   Outra coisa que me deixou desanimada foi o fato que não houve qualquer mistério quanto ao "problema" sugerido na sinopse. Desde o início do livro fica claro qual é esse problema e até o motivo dele. Um segredo apenas para uma das personagens, mas não para o leitor, o que não instiga muito a continuação da leitura, levando em conta que já se espera o que vai acontecer.

   A autora também deixa claro durante todo o livro a sua paixão por uma outra trilogia que fez muito sucesso, o "50 tons de Cinza", e por ela mesma ter feito tal referência, ao chegar no final do livro "Provocante", me foi impossível não ver a semelhança que ambos tiveram em seu final.

   Foi um livro que criei expectativas pela premissa, apesar de estar claro alguns pontos que não me atraíram, porém que me decepcionou imensamente, não pelo já esperado, mas pelo o que prometeu e não cumpriu.


Classificação

Gênero
Romance
Drama
Ficção



26 comentários:

  1. olá, Fernanda... é, só pela sinopse e capa eu percebo que não é uma leitura pra mim, ainda mais com tantos pontos negativos da narrativa... essa referência a 50 tons me frustrou ainda mais... melhor passar longe...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, uma pena que o livro tenha tido tantos problemas, que foram desde a concepção da história até o desfecho que não trouxe nenhuma surpresa. E acho que a autora também pecou ao basear-se em outro livro, pois acredito que a história acabou por perder sua originalidade. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda. Sobre o erótico e pornográfico, até vulgar, como dizem, na literatura, pra mim de boas, contanto que o autor consiga trabalhar esses elementos, a construção e uso das palavras seja uma arte. Mas, tipo, já tem 50 Tons de Cinza, precisa fazer a mesma coisa do livro?

    ResponderExcluir
  4. Oiii Quel, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, e por isso irei pular a dica, mas parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Embora ainda não tenha lido a obra, quando li a sinopse também fiquei com a impressão de que seria um relacionamento mais maduro e não essa coisa de tantos hormônios e tudo mais. Isso já me desanima bastante.
    Outro fato é que o segredo prometido é só para um dos personagens, tornando a trama sem mistério e não me instigando tanto.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    A sinopse também me enganou. Achei que fossem ser personagens mais maduros em uma história diferente do que muito vemos por aí, mas acho que me enganei.
    Pela sua resenha, vejo que não é um livro que me agradaria, principalmente por todos os pontos negativos que você ressaltou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Pra falar a verdade, não gosto muito do gênero "Hot", já li e de alguns até gostei, mas a sinopse desse já não me agradou e sua opinião me deu certeza. Não quero ler! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, ao contrário de você, eu percebi várias coisas reais no enredo, talvez por conta da minha idade bater com o dos personagens. Fora que você não encontrou um relacionamento cheio de mimi como costuma acontecer com personagens mais novos. Mas isso é gosto, claro, e respeito totalmente sua opinião.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, oi!
      Então, eu achei melhor esclarecer porque acho que não ficou claro. Meu ponto de vista sobre o livro foi justamente porque vi muitos mimimis que vejo em todos os livros com jovens adolescentes. Eu esperava uma coisa sem mimis, com coisas reais e vi apenas mais do mesmo. Claro, eu entendo que você viu o oposto, mas como deu a entender que tinha lido que eu estava procurando o mimimi comum, achei melhor dizer que foi justamente o oposto. hahaha

      Beijinhos.

      Excluir
  9. Oi, Fernanda!
    Ai, mulher, eu acho os romances desse gênero tão genéricos e tão iguais! Consigo imaginar o porquê de sua frustração! Estou passando longe!
    Faço votos que tenha leituras melhores nesse mês de Outubro.
    ^^
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que pena que a leitura não te agradou tanto. Também achei meio fora de contexto esse ataque de hormônios como se os personagens fossem adolescentes, já que na sinopse deixa bem claro que eles passam longe disso. Vou deixar essa dica de lado por enquanto então.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. OOi!
    Que pena que o livro te decepcionou! Confesso a premissa também chamou minha atenção, gosto do gênero e amo 50 Tons, então leria. Mas melhor eu tomar cuidado para não ir cheia de expectativas haha

    ResponderExcluir
  12. Oiee Fernanda ^^
    Eu ainda não conhecia este livro, mas, saber que você se decepcionou tanto com a história e os personagens, e que o livro é hot, já me tirou a curiosidade de ler. Não gosto de histórias hots, prefiro algo mais pesado, dramático, sabe? haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    É uma penas que muitos autores ainda acabem fazendo esse tipo de coisa, basear-se em outros livros para escrever seus próprios... Isso descaracteriza completamente sua escrita própria, e nos faz perceber que se trata apenas de uma releitura de outras histórias. Não leria :/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Nossa, só pela sinopse horrível, já vi que não é o tipo de livro que procuro ler. Eu odeio essa generalização dos new adults e romances hots para com os personagens principais (mocinha independente ou quebrada e cara sedutor e fodão). Por ter tanto 50 Tons permeando a trama, já considero um ponto muito negativo. Acredito que é ótimo indicar livros dentro de livros, mas basear o livro todo em um único deixa a trama muito delimitada (ainda mais quando você mencionou que eles são muito semelhantes). Enfim, com certeza não leria e entendo totalmente as suas críticas, seriam as mesmas que as minhas, se eu o lesse.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Pela sinopse achei que por ter personagens mais velhos poderia mesmo ser um pouco diferente do habitual, mas só de saber que eles se aparentam a jovens incontroláveis, cheios de hormônios, tenho certeza que não é para mim, coisa que a capa e a sinopse me fizeram desconfiar, já que não curto cenas hot de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  16. Oii,

    Não conhecia esse livro, e gostei da premissa do livro. Mas fiquei com um pé atras (com a história) depois que li sua opinião sobre o livro e porque não te agradou. E achei muito corajoso e sincero a maneira que o fez. Parabéns.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem?
    Eu esperava um livro hot, mas fui surpreendida com um livro erótico, confesso que não faz muito o meu gênero. Mas achei que a autora escreve muito bem, e gostei muito da parte inicial em que eles estavam se desafiando. O segredo ser revelado no início, me fez ter a certeza de que não poderiam ficar juntos quando ela descobrisse. Gostei muito da sua sinceridade e da resenha!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Também concordo com você, quando os personagens são jovens até digo que essa empolgação excessiva são dos hormônios. Mas personagens mais maduros agirem assim, acho que fica forçado demais. A premissa em si não chamou minha atenção. Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Bem, de tudo se tira algo positivo. A leitura pode ter lhe decepcionado um pouco, mas pelo menos você aprendeu algo com ela - quando se ler se abre o horizonte e novos conhecimentos são adquiridos, mesmo que não percebamos - por isso veja o tempo gasto com esse livro como um tempo de estudo, e portanto algo positivo.

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Ja tinha visto uma resenha do livro, não me interessei muito. Não consegui continuar a ler 50 tons de cinza (inspiração da autora) que abandoned pois achei bem forçado. Imagino que sentiria o mesmo com esse.

    Abraços,
    Gaby

    ResponderExcluir
  21. Fernanda, super curti o nome e a sinopse desse livro, mas é uma pena que não correspondeu as suas expectativas.
    Não sei se leria, mas se lesse seria sem esperar muita coisa.

    ResponderExcluir
  22. Olá Fernanda, eu não curto muito literatura erótica, mas assim como você dou chance a alguns autores, mas nem sempre nossas expectativas são preenchidas positivamente.
    Quando a gente lê uma sinopse sobre um livro já criamos uma expectativa na leitura e como você falou, o livro teria um lance de mistério e isso não rolou, realmente é decepcionante! Mas mesmo assim sempre tem alguem que curte!
    Gostei muito da sua sinceridade na resenha! Parabéns!
    Bjão

    ResponderExcluir
  23. Oi Fernanda tudo bem, estou lendo esse livro e estou com a sensação que a história não se desenvolve, ai vc destaca esses pontos e concordo com vc. Uma pena por que pela sinopse tinha tudo para ser um bom livro. Bjkas

    ResponderExcluir
  24. Ola lindona eu amei esse livro, gostei da forma madura que encararam as dificuldades, sim é um livro repleto de cenas eróticas e bem descritas. Uma pena que não atendeu suas expectativas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  25. Poxa, desanima muito quando a sinope promete uma trama intensa ,mas a historia fica bem aquem disso.Realmente decepcionante.

    Obrigada pela sinceridade.

    Bjsss

    ResponderExcluir