Resenha: O Voo da Fênix



Autora: Raquel Pagno
Editora: Tribo das Letras
Ano: 2015
Páginas: 223

* Obra referente ao Book Tour organizado pelo blog Relíquias.

    "De repente, Natália vê-se diante de uma nova realidade: um aneurisma cerebral, que pode se romper a qualquer momento. Diante da nova realidade, descobre uma força de vontade antes adormecida e a vontade de encontrar o homem que a atormenta todas as noites em seus pesadelos.

    Para isso, ela vai contar integralmente com a ajuda de seu amigo Andrew, que a encoraja a iniciar uma terapia de regressão. Durante as consultas, Natália se depara com o misterioso homem dos sonhos e presencia sua morte repetidas vezes. Andrew a acompanha a uma viagem rumo ao desconhecido.

    Uma vez encontrado o intocável homem dos sonhos, nesta vida um destemido e apaixonado piloto de acrobacias, resta-lhes inventar uma maneira de chamar sua atenção e fazer com que ele ouça o relato de Natália. Ela tem uma ideia fixa: nesta vida, vai livrá-lo da morte precoce que o aguarda."
[SKOOB]

    O que você faria caso descobrisse sofrer de uma grave doença que limitaria sua vida por um breve período de tempo? Procuraria viver intensamente como se não houvesse amanhã, ou limitaria-se a viver em função da felicidade de outra pessoa?

    Quanto nossos sonhos revelam de nosso passado ou sobre o futuro que nos aguarda? Qual seria sua reação ao descobrir que é capaz de mudar o destino de alguém? Essas são algumas das muitas perguntas que surgiram ao longo da leitura de 'O Voo da Fênix', uma obra misteriosa e enigmática do novo Book Tour que o blog está participando.



    Nessa obra conhecemos um pouco da vida de Natália, uma jovem comum que trabalha como secretária em um escritório de advocacia. Ela leva uma vida simples presa em uma rotina confortável, até o dia em que descobre um aneurisma cerebral. 
    Essa nova realidade, a qual limitará sua vida, desperta em Natália uma força que ela até então não imaginava possuir, ela decide mudar completamente o rumo de sua vida e concretizar alguns de seus desejos.

   Assim como o aneurisma insiste em atormentar os sentidos de Natália, a jovem sofre também com constantes pesadelos, os quais envolvem um terrível acidente, dezenas de pessoas gritando e correndo por todos os lados, e um misterioso homem, centro de todo o caus. Esse "sonho" perturba a jovem quase todas as noites e isso faz com que ela se reaproxime de  Andrew, seu velho amigo de infância.

    Andrew sempre foi um garoto quieto e misterioso, desde muito pequeno sofreu com perdas e a ausência do pai. O garoto passou por situações muito complicadas devido ao seu dom "macabro" de ouvir vozes e enxergar áurea das pessoas. Andrew consegue não só sentir quando a vida de uma pessoa está prestes a terminar, mas também consegue ver a morte, sim aquela "dona" de capuz e foice, acompanhando as pessoas que estão prestes a partir.

    Natália decide contar ao amigo suas preocupações em relação aos pesadelos que a atormentam e Andrew sugere que ela procure um especialista e a encoraja a começar uma terapia de regressão. Porém durante as sessões, as lembranças de Natália vão tornando-se mais nítidas e ela presencia inúmeras vezes a mesma catástrofe a qual estingue a vida do tal homem misterioso.

    Então, com a mesma cena se repetindo em sua cabeça, Natália decide como uma de suas prioridades nessa nova fase da vida, procurar o homem que invade seus sonhos todas as noites. Andrew, como bom amigo, não só apóia na decisão de Natália em descobrir quem é o tal homem, como parte com ela em uma viagem rumo ao desconhecido.

    E como ironia do destino, eles se deparam com o misterioso homem nas ruas da cidade e descobrem que o mesmo se trata de um destemido e apaixonado piloto de avião, o qual está fazendo uma turnê com seu avião de acrobacias, sim ele é mais um daqueles lunáticos que ganham a vida fazendo manobras absurdas e arriscando sua vida todos os dias.

    Essa descoberta deixa Natália ainda mais preocupada e ela se vê cada vez mais envolvida e desesperada para salvar o piloto das garras da tão inevitável morte. Cada vez que o vê a jovem tem a sensação que a ligação entre eles provem de outras vidas e agora resta-lhe criar uma maneira de chamar sua atenção e fazer com que ele ouça seu relato. Mas ela enfrentará além da dúvida, o medo que o mesmo a encare como uma fã maluca, aflita por atenção.

    "Eu passei a vida toda me privando do que eu realmente queria, por medo, mas estava decidida a enfrentar esse sentimento, até esse amor surgir. O amor é tão poderoso, que ao mesmo tempo em que nos torna fortes, deixa-nos fracos e inteiramente vulneráveis"


    Como já mencionei anteriormente, essa obra foi enviada para leitura pelo projeto Book Tour da autora, minha xará, Raquel Pagno. Quem acompanha o Literaleitura já conhece o trabalho da autora, pois esse é o segundo livro de sua autoria que tive a oportunidade de ler, o outro também foi através de Book Tour, para quem quiser conferir a resenha da outra obra é só clicar em 'Senhores dos Sonhos'.


   A narrativa da autora é fluida e dinâmica, os personagens são bem construídos e interagem de modo apropriado ao enredo. Acredito que essa seja uma das fórmulas de sucesso para um bom livro, os personagens...quando eles cativam o leitor, torna-se quase impossível não gostar da obra. 
    Posso falar que gostei de Andrew logo de cara, mas esse sentimento não foi igual para nossa protagonista Natália. Confesso que achei a personagem um pouquinho sem sal, aquele esteriótipo batido da jovem acomodada que não gosta de correr riscos e devido a isso fica presa em uma rotina sem fim, vendo sua vida passar, com medo de correr atrás de seus sonhos...então uma terrível descoberta muda sua vida para sempre, ela vira outra pessoa, alguém totalmente diferente, quer aproveitar o pouco tempo que lhe resta realizando seus desejos.
    Achei Natália um pouco hipócrita também, ela quer sentir-se livre e realizar suas vontades, mas quando encontra o tal homem dos sonhos quer que o mesmo desista de tudo aquilo que lhe trás felicidade...achei egoísmo da parte da jovem.
    Mas nem só de defeitos nossa protagonista pode ser descrita, Natália é uma garota decidida, isso quando decide lutar pelo que realmente quer. Ela não se deixa abater com a descoberta de seu fatídico destino e resolve dar uma segunda chance a sua vida, sim, mesmo sendo um pouco clichê, temos que admitir que a jovem tem garra.

    Bom, mas eu falei que gostei mesmo foi de Andrew, então melhor falar um pouquinho mais sobre o melhor (e pelo que me pareceu, único) amigo de Natália. Acredito que o personagem seja a peça central para que nossa protagonista se descubra, ele que incentiva Natália a procurar compreender melhor seus sonhos e parte com ela em uma jornada na busca pela verdade.
    Andrew é aquele amigo que qualquer um gostaria de ter, só o fato dele conseguir enxergar a morte, literalmente...para mim já é fantástico, mas não...ele tem que ser aquele amigo que não te abandona, te encoraja a seguir em frente, acredita nas possibilidades e no potencial da amiga...como é fácil se apaixonar por ele <3

    Mas deixando os personagens um pouco de lado, o que me deixou mais interessada na leitura foi a temática abordada. Todo o lance misterioso dos sonhos da protagonista e o enigmático homem presente neles consegue facilmente prender o leitor. Você anseia por saber qual é a verdadeira ligação de Natália para com o personagem desconhecido.

    Achei interessante a forma como a autora dividiu os capítulos, entre as cartas escritas por Natália, as quais revelavam de forma doce seus sentimentos, uma fusão entre amor e saudade. E os acontecimentos na vida da protagonista, suas descobertas, incertezas e alegrias.
    Essa é uma forma de quebrar a "cena" de forma sútil e deixar o leitor ainda mais curioso com o que está por vir.


    Quanto a diagramação, a editora está de parabéns. Adorei os detalhes presentes nas páginas, deram um toque romântico à obra. A coloração das páginas é ótima para a leitura assim como a fonte e o tamanho da mesma, tornando a leitura dinâmica e agradável.

    Acredito que queles que procuram algo leve para fugir de uma ressaca literária certamente gostariam dessa obra. Algo simples e rápido que ao mesmo tempo leva-nos a refletir mais sobre nossas vidas.
    Recomendo a leitura para todos aqueles que gostam do gênero e procuram uma leitura mais suave e fluida.

Book Trailer



Classificação

Gênero
Romance
Drama

36 comentários:

  1. Oiiii Quel, cmo vai?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou muito meu interesse então eu pularei a dica, mas parabens pela incrível resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostei muito do que li, e gostaria muito de ler, imagine vc com uma bomba na cabeça, obvio que ela morreu, mas e essa paixão?
    Adorei a dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, pela capa eu achei que seria um tipo de livro de fantasia com uma pegada sobrenatural, mas quando vi a sinopse e sua resenha, vi que não era isso, e o livro não despertou o meu interesse, e por isso, não leria o livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Achei a premissa interessante e fiquei curiosa para saber como termina.
    Acho que a questão do egoísmo da Natália também me incomodaria, mas ainda assim acho que daria uma chance para a leitura.
    Gostei da resenha e dos pontos que você ressaltou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Apesar da capa e do título me fazerem imaginar que se tratava de um assunto diferente, gostei muito da história e leria com certeza. Sua resenha me deixou curiosa para saber qual afinal é a ligação dela com o misterioso homem e se ela conseguiu salvá-lo. rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Gostei muito da premissa, também adoro esses mistérios.
    Indiquei o blog em uma TAG, espero que goste!
    Beijos


    Blog Coisas da Juu Participe do Top Comentarista: você escolhe o livro

    ResponderExcluir
  7. Oi Quel, não seja tão insensível com a personagem, muita gente é assim kkkkk. Gostei da premissa do livro, amei a capa e esperava uma história totalmente diferente quando li o título. Quem sabe eu leia, quero tirar minha próprias conclusões. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Quel, o enredo me chamou atenção por um lado, mas por outro me deixou com um pé atrás. Vou ficar matutando aqui comigo uma possível leitura. Aliás, sou super a favor de Book tour, e sempre que posso participo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Olá, achei incrível a resenha porém o livro em si não me chamou a atenção.

    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu já li um outro livro da autora e gostei bastante da escrita dela, esse eu ainda não conhecia mas depois de ver a sua resenha fiquei curiosíssima e super animada para lê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Eu não ouvi falar nem do livro nem da autora até agora. Porém, já simpatizei com o título.
    Adoro Fênix. E achei muito interessante a desenvoltura da história. Já sonhei com alguém que não conhecia morrendo, e a moça partir para saber quem é e salvar ele é bem interessante.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. já tinha ouvido falar da autora mas não foi de maneira positivaa... sobre o livro, não curti a premissa, e ultimamente tô preferindo leituras masi densas... então passo a vez...
    bjs...

    ResponderExcluir
  13. Oi Quel.
    Ótima resenha.
    Infelizmente não me animou muito, então vou deixar a dica passar. Mas ainda não conheço a escrita da autora e nem seus livros, quem sabe futuramente possa vir a me interessar.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ooi!
    Confesso que pelo nome o livro não chamou minha atenção, mas após ler sua resenha ele me pareceu interessante. Dica anotada!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi xará!
    que ótima resenha, muito bem escrita, detalhada e sem spoiler.
    Muito obrigada e parabéns! :D

    ResponderExcluir
  16. Oii,

    Mas gente que história hein!! Curti mesmo e estou bem curiosa para saber como Nathalia vai conseguir falar como tal piloto. Já anotei o livro na minha lista.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Tenho certeza que esse livro irá mexer muito comigo, pois minha mãe também teve essa doença. Fiquei super empolgada com a leitura. Dica anotada.

    Beijos
    http://blog-myselfhere.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Na primeira vez que vi a capa e o título achei que fosse fantasia e, apesar de ter gostado muito da sua resenha, a história não chamou tanto a minha atenção, creio que pela expectativa que eu criei rsrs. Quem sabe se cair nas minhas mãos eu leia o livro.

    madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Quel. Tudo bem?
    Já li um livro da autora que foi Herdeiro da Névoa e adorei a escrita dela, é incrível. Ela também sabe desenvolver uma história!
    Também não sou fã de mocinhas assim, mas o amigo dela me chamou atenção.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante.
    Gostei de saber que a obra possui uma narrativa fluida e dinâmica e que os personagens são bem construídos.
    A protagonista parece bem chatinha, mas o amigo dela parece ótimo.
    Adorei a resenha e anotei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Quel!

    Eu não conhecia o livro nem a autora.
    É a primeira vez que leio uma resenha sobre ele, e tenho que dizer que não chamou muito a minha atenção. Talvez, se eu ler mais algumas resenhas, a vontade ler acabe despertando, mas por ora eu deixo passar a dica.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá tudo bem?

    Acho a ideia do book tour muito boa, toda essa coisa de livro viajante é muito empolgante, mas o livro em si não me chamou muito atenção. Apesar de você ter gostado e ter dado 4 estrelas, não consegui me sentir atraído pela história do livro e desse vez vou ter que deixar passar.

    Abraços, Carlos.

    http://triplicenerd.blogspot.com.br/
    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Narrativa fluida e personagens bem construídos são características essenciais num livro. Juntamente com essa ideia de mistérios envolvendo sonhos, tá perfeito, aceitei a dica.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Das resenhas que li sobre esse livro todo mundo gosta mesmo é do amigo A. rs
    Ainda não me decidi se leria ou não.
    Curti bastante a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oiii
    Não conhecia o livro e confesso que a história não despertou o meu interesse, mas mesmo assim vou anotar a dica para quem sabe mais para a frente eu o leia.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oie
    que legal sua resenha, não sei se leria o livro por agora pois foge bastante o tipo de livro que leio, mesmo assim boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Confesso que não fiquei nem um pouco curioso com o livro. Não é clichê nem nada, só não me atraiu mesmo.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  28. oi ^^
    pow já pela capa eu não me animei muito, ai a premissa achei meio meia boca (talvez seja pq não é meu estilo), então não leria o livro.
    tbm já ouvir falar da autora, mas não muito bem tbm. ai isso não ajuda XD.
    bom, de qualquer forma foi bem legal ver a sua opinião. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  29. Lendo a sua resenha e conhecendo um pouquinho só da história, não acho que a menina seja egoísta em querer fazer ele desistir dos sonhos não, ela não vê ele em perigo e tenta salvá-lo fazendo com que ele desista de voar?Talvez eu possa estar errada, afinal ainda não li o livro, mas foi essa a impressão que tive lendo a sua resenha. Leria o livro mas não por agora, estou procurando leituras diferentes do que estou acostumada, então...

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Quel ,tudo bem?
    Não me interessei muito pelo livro, pelo pouco que li achei clichê e acabei perdendo a vontade de ler.

    ResponderExcluir
  31. Oiiii
    Não gosto muito de livros que envolvem esses temas como regressão, sonhos inexplicáveis e coisas do tipo.
    Só por esse motivo não leria no momento. Acredito que mais pra frente se houver oportunidade, eu faria a leitura. Gostei da sua resenha, conseguiu explicar a história sem dar spoiler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. a premissa parece boa, mas lendo tua resenha sinto falta de algo mais envolvente na história, sei lá =/

    ResponderExcluir
  33. Oi tudo bem?
    Já li duas obras da autora e ela me provou e a capa e a sinopse não chamam a atenção que o livro merece. Mesmo tendo aproveitado as duas ultimas leituras dela, não me arriscaria a ler esse livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá,
    Se você falasse que o livro era leve eu não saberia, ao menos não pela capa. Parece tão dramático e tal pela sinopse, mesmo assim não sei se leria.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  35. Esse livro não despertou tanto meu interesse, mas gostaria tanto de participar de uma booktour. me parece ótimo!

    ResponderExcluir
  36. Oie Quel!
    Sem dúvidas, o livro tem um enredo muito forte que me pega de jeito. Adoro quando os personagens são bem construídos, as vezes, temos uma história fantastica e os personagens meio que boiam ali no meio, fico feliz em saber que não é o caso desse livro.
    Essa parte do sonho de Natália também me deixou bem interessadas, quero saber qual é a desse sonho bizarro que ela tem! Parabéns pela resenha!
    Beijos!!

    ResponderExcluir