Resenha: A Oportunista



Trilogia Amor e Mentiras (livro 1)
Autora: Tarryn Fisher 
Editora: Faro Editorial
Ano: 2016
Páginas: 256

*Obra cedida pela editora na forma de livro físico, para resenha referente a parceria de 2016.

SINOPSE
    Olivia Kaspen acaba de descobrir que seu ex-namorado, Caleb Drake, por quem era obcecada, perdeu a memória.

    Com uma incrível habilidade de tirar proveito das situações, ela acredita estar diante de uma segunda chance para ter Caleb de volta.
     E para que seu plano dê certo, Olivia precisa manter sua verdadeira identidade e seu passado sórdido em segredo.
     Porém, surge um obstáculo inesperado: a atual namorada de Caleb, a perversa Leah Smith.

    Inicia-se então um jogo entre duas mulheres dispostas a tudo para conquistar o homem que parece ter apagado todo o seu passado.
    Para encobrir as consequências de suas mentiras, Olivia cria uma teia de novos eventos, em um processo que pode levá-la a descobrir que sua busca pelo amor talvez a tenha feito ultrapassar limites muito perigosos.   [SKOOB]

    O amor é um sentimento maravilhoso que chega de repente sem ser convidado, pode fazer com que uma pessoa cometa atos inimagináveis em seu nome e partir inesperadamente deixando saudades e um imenso vazio. 
    Essa é apenas uma pequena frase, mas define perfeitamente a vida de Olivia Kaspen após vivenciar um relacionamento intenso e conturbado com Caleb Drake. 

    O casal se conhecera na faculdade, alguns anos antes da atual data em que o enredo é transcorrido, Olivia era uma jovem teimosa e focada nos estudos e Caleb, um atleta boa pinta, o qual todas as garotas queriam desfilar ao lado. Por mais que Olivia teimasse em resistir ao charme do rapaz o destino resolveu brincar com seus sentimentos, e eles iniciam um relacionamento repleto de segredos e intrigas, Caleb apaixonado e inseguro quanto ao amor de Olivia e Olivia insegura em relação a si mesma, negando-se a viver seus instintos por medo de traumas familiares. Esse relacionamento estava fadado ao fracasso desde o início e é justamente assim que ele chega ao seu tão "inesperado" fim.


  "Eu sou Olivia Kaspen, e quando amo alguma coisa eu a arranco de minha vida"

    Alguns anos se passam, e mais uma vez o destino resolve brincar com os sentimentos de Olivia. Em uma tarde chuvosa a jovem reencontra Caleb, ele está diferente, age como se não a conhecesse, e ele realmente não a conhece, Caleb perdeu a memória em um acidente e não se lembra de nada, nem mesmo que estava noivo de Leah, sua atual namorada. Assim a "manipuladora" Olivia percebe a grande, e talvez a última, oportunidade de reconquistar o amor de Caleb.

    Eles passam a se encontrar ocasionalmente, Olivia mantem-se receosa a todo momento, com medo de que de uma hora para outra Caleb recupere a memória e descubra quem ela é realmente. Mas é claro que a atual namorada de Caleb também não irá deixar isso barato e o caminho livre para Olivia, ela como toda boa antagonista (aquela que você tem vontade de quebrar o pescoço) arma poucas e boas contra a concorrente.

    E é nesse impasse que o leitor fica preso e completamente envolvido pela trama, será que Caleb irá recuperar a memória? Qual das duas ganhará o coração do rapaz? E o principal fator que intriga o leitor: Qual o real motivo do relacionamento de Caleb e Olivia não ter dado certo na primeira vez? Por que tudo terminou daquela forma?


    "Eu aceitei que cada ação gera suas consequências. Eu as mereci, sem sombra de dúvida. Agora, porém, não posso mais me dar ao luxo de tomar más decisões. Cada passo é precioso. Cabe a mim estabelecer a definição de viver."


    Esse é um dos livros que mais me surpreendeu nesses últimos tempos, fazia tempo que eu não lia algo tão bem elaborado e intrigante em obras do gênero. Não conhecia o trabalho de Tarryn Fisher e adorei suas boas ideias no momento de compor a obra. 

    A autora arma toda uma trama de modo a fazer com que o leitor condene Olivia por seus atos e assim justifique o termino do relacionamento. Isso é fácil em uma obra onde conhecemos apenas a versão de um personagem diante dos fatos, além de estarmos cientes que a própria Olivia condena suas atitudes e se culpa a todo instante. 
    E é ai que entra algo que eu acho o mais interessante nessa série (além de todo o drama do relacionamento entre os personagens...que não passa nem perto do tão sonhado "felizes para sempre"), será possível conhecer a versão da história pelo ponto de vista dos três personagens principais: Olívia, Leah e Caleb. A obra em questão é narrada em primeira pessoa por Olivia, ela discorre sobre fatos que estão acontecendo neste momento e outros vividos anos antes.
    A trama é bem elaborada, mas confesso que fiquei diversas vezes com uma dor no peito quanto aos fatos mal resolvidos entre os protagonistas, algo do tipo "Conta logo para ele quem você é!", "Diz a verdade sobre o que te levou a fazer isso!" e no final Tarryn consegue esfaquear o coração do leitor sem dó nem piedade ao revelar o motivo da separação do casal...não aquela facada inesperada pelas costas, mas aquela que vem pela frente, aquela dada por um amigo querido, e não contente com o estrago a autora torce a faca para doer ainda mais.
    Tah, eu confesso que derramei algumas lágrimas em determinados momentos do enredo, senti compaixão, carinho, angústia e ódio diante dessa obra, o que fez com que eu ficasse ainda mais encantada por ela.

    Mesmo com tudo que Olivia revela, sua armações e tramoias, suas falcatruas mais baixas, é difícil não sentir afeto pela personagem, ela cometeu inúmeros erros, mas afinal...não é assim que o ser humano é, um ser errante que aprende com seus deslises?
    E o fato dela saber quem realmente é, faz com que o leitor se solidarize com a jovem, torcendo para que ela e Caleb acertem suas diferenças de uma vez. E com o desenrolar do enredo é possível constatar que Olivia não é a única responsável por todo o ocorrido, muitos segredos são revelados e o leitor começa a enxergar a verdadeira personalidade de cada um dos personagens.

    Esse é o tipo de leitura que eu recomendo de olhos fechados, um enredo surpreendente e intenso, mas já vou alertando, ele pode acabar definitivamente com o psicológico do leitor, com uma abordagem dramática e até mesmo cruel em alguns pontos, contudo, merece ser lida.



    Já estou ansiosa pelo próximo volume da trilogia, 'A Perversa', o qual será narrado pelo ponto de vista da ruiva diabólica Leah (vou contratar o assassino do 'Escaravelho do Diabo' para te dar uma lição, sua ridícula!). A obra tem previsão de lançamento para julho de 2016, mês que vem...chega logo!


Classificação

Gênero
Romance
Drama

36 comentários:

  1. Olá, estou com esse livro aqui para ler, uma amiga me emprestou. Fiquei mais interessada ainda depois de ler sua ótima resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gente, que livro babado, achei maravilhoso a sua resenha e a história do livro, já estou doida para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai?

    Sua resenha ficou ótima, parabéns! Não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa, e a batalha das duas mulheres para recuperar o rapaz muito interessante, quer ler. Obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  4. Adorei, bem interessante a forma como você expôs a história, irei colocar na lista, certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Eu gostei da premissa, sua resenha ficou ótima, único ponto é que não chegada muito em triângulo amoroso. Mas só pela sua resenha e empolgação, acho que daria uma chance ao livro. Obrigada pela dica!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Dica anotada! Resenha está impecável e gostei muito da premissa desse livro, parece uma obra que você começa a ler e não quer mais parar.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Comecei a ler esse livro e não me pegou. Já li outras coisas da Tarryn e até consegui ir até o final sem grandes dramas, mas esse... Acho que faltou motivação para a história, um fio condutor mais potente, uma ligação.

    Legal que você gostou, sua resenha ficou bem legal, exaltando que o livro tem de melhor...

    bjss

    ResponderExcluir
  8. Fiquei sem ar só de ler a resenha!! Quero o livro para ontem shaushau Adorei a resenha de cima a baixo. Necessito do livro agorinha para ler e descobrir tudo!! AMEI AMEI! -Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  9. Ola
    Sua resenha ficou ótima, fiquei até curiosa, e olha que não gosto de romances, gente que mulher sórdida essa Olivia, não gostei dela não, credo.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Gostei bastante da premissa do livro. Realmente parece ser um romance bacana, além desse provável triangulo amoroso. Fico feliz que você tenha gostado tanto do livro.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sua resenha ficou maravilhosa. Amei!!
    Sei que é uma trilogia vou pesquisar um pouco mais sobre a coleção toda.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Sua resenha ficou muito boa apesar de eu não gostar de ler romances, mas aposto que para quem gosta, vai tirar muito proveito desse livro.
    Parabéns pelo blog
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu ainda não conhecia o livro e preciso dizer que olhando somente a capa, não tava colocando muita fé nele não...
    Mas ao ler sua resenha, adorei a premissa e fiquei curiosíssima sobre o desenrolar da história. Espero ter oportunidade de ler essa obra em breve.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Li só o livro da Tarry em parceria com a Colleen, nunca jamais, e foi quando me interessei pela leitura desse livro, já até adquiri o meu. Adorei saber que o livro te causou tantos sentimentos e que inclusive te arrancou lágrimas, espero me envolver com a leitura tanto quanto você.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Oi Quel, fiquei tensa com sua resenha! Um romance que eu não julgava ser tudo isso e agora vejo que estava errada! Vou ter que ler com certeza!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. É um livro bem controverso, já vale a leitura pela polêmica e pela protagonista perversa, falar de traição e mostrar que a vida a dois não é somente um mar de rosas como os romances tradicionais costumam apresentar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Já o anotei na wishlist, pelo o que disse, parece ser realmente bom!
    Mas não o lerei agora, já que estou fugindo de trilogia hahah
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Confesso que esse é o tipo de livro que nunca pegaria para ler, mas depois dessa resenha fiquei muito curiosa! Vou dar uma chance para ele, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  19. Oi Quel, caramba que história diferente!
    Gostei muito da premissa, não conhecia o livro, fiquei muito curiosa para saber o que fez o casal se separar no passado, porque ele perdeu a memória e se ele vai recupera la.
    Com certeza foi pra lista de quero ler!
    Beijocas e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Quel
    Pelo jeito o livro despertou várias reações em você. Sentir essas reações com alguns personagens faz parte do nosso mundo de leitor.
    Eu nao tenho muita vontade de ler a série, mas quem sabe um dia me anime.

    ResponderExcluir
  21. OI, Quel!
    Esse livro sempre me deixa curiosa. Já li alguma opiniões e ainda não consigo imaginar o que esperar da leitura. Talvez eu leia só para matar a minha curiosidade! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  22. Oi
    Tudo bom?
    AMO essa série!
    Quando vi que ia ser lançado aqui no Brasil, fiquei louca. Li logo quando lançou nos EUA e torcia muito por isso!
    Tarryn é uma das minhas autoras favoritas!
    Não vejo a hora de conhece-la e ter o seu autografo na bienal!
    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  23. Oioi! Tudo bem?
    Comprei A Oportunista para levar para autografar na bienal e ainda nao li.
    Mas amei a resenha e nem sabia direito do que se tratava a historia haha.
    A capa ficou linda, gostei mto e estou louca pelos proximas pra eu ler tudo de uma vez.
    Amei a recomendação, ja vi que vou enlouquecer haha.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  24. Oi Raquel!
    Fiquei mega curiosa com esse livro, sua resenha ficou ótima!
    Já li algumas coisas da Tarryn Fisher e gostei bastante do estilo dela e com certeza essa série vai para a wishlist.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Ai, adorei ler a sua resenha! Eu ando doida pra ler esse livro e ler a Tarryn, desde que peguei Nunca Jamais, dela com a Colleen, para ler. Quero muito conhecer a escrita dela, só dela e esse livro mega intrigante está na minha listinha desde então.
    Bjks
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Eu já queria ler agora quero mais ainda hahaha
    Já tinha lido resenhas positivas, e este parece ser um livro que eu vou gostar bastante. Anotado aqui.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  27. ô, que resenha hein! me fez ficar interessada no livro mesmo não sendo um estilo que eu costume ler!!!

    parabéns!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Oie, Quel!
    A sinopse e o inicio da sua resenha eu fiquei, cara, temos duas anti-heroínas nessa história, mas pelo jeito são duas mulheres bem determinadas e talvez um pouco doidas kk
    Fiquei bem curiosa, mas fico me perguntando se não vai ser muito cansativo três livros narrando a mesma história. Tomara que não.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  29. Ok, acabei de ler a sinopse do próximo e levei um spoiler imenso, mas mesmo assim, tudo ok. Vou viver.
    E retiro a parte do cansativo e blá blá blá, porque notei agora que é uma sequência e não a mesma história por vários pontos de vista.

    ResponderExcluir
  30. Oie
    eu recebi esse livro e quero muito ler, parece ser uma leitura super gostosa e interessante, ela estará na bienal e acho que já saiu até o segundo, vou ver se incluo logo na minha meta

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Já vi essa capa tantas vezes, mas nunca parei pra saber do que se tratava. Eu ficava imaginando algo como "A usurpadora" e essas novelas mexicanas, sabe? Sua resenha me fez entender a capa, o título e mais, me deixou louca pra ler a trama. Um cara desmemoriado é tudo de bom!
    Obrigada pela dica!
    Bjs, Mari

    ResponderExcluir
  32. Olá Quel,
    fiquei tão ansiosa que tive que reler a sua resenha hahaha bateu uma curiosidade, já está anotado. Adoro uma boa intriga, suspense e uma trama bem elaborada, pena que é uma trilogia :(

    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  33. O início me pareceu bem enredo de fanfic e a sequência me deixou "GENTE, EU TINHA PENSADO EM ESCREVER ALGO PARECIDO COM ISSO AÍ!" FJGNGNFJDGND Fico passada quando encontro minhas ideias sendo publicadas... poderia ser eu a autora!!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Não é bem o que eu leria, o enredo me parece simples, um muito do que eu já vi por aí. Mas se eu tiver a oportunidade, lerei!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olá Quel!!!
    Primeiro UAU!!! Que livro é esse mulher?? :O
    Estou sofrendo pelo término do casal sem ao menos saber o motivo de tudo isso :'(
    Agora tenho que ler o livro para angústia passar.
    Amei a resenha e o livro já me conquistou :3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Eu estou bem curiosa com esse livro. Não sabia muito do enredo, mas agora que descobri estou com mais vontade ainda de ler. Li outro livro da autora com colaboração e gostei bastante, espero não me decepcionar com esse.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista de julho e concorra aos livros O Amor nos Tempos de #Like e Em Algum Lugar nas Estrelas

    ResponderExcluir