Resenha: Teatro Selena


Autor: Domnall September
Editora: Young
Ano: 2015
Páginas: 281

*E-book cedido pela editora para resenha referente a parceria de 2016.

SINOPSE
    "O misterioso teatro Selena abre as portas à procura de talentos que deem vida ao teatro. De tempos em tempos, faz audições para recrutar os melhores talentos que puder encontrar. Pessoas com capacidades de canto, dança e instrumentais. Mas acima de todos esses cargos, está o Grand Coryphe. Aqueles que dão energia para manter Selena sempre vivo e interessante. Erika Isoni é uma garota sonhadora que ama dançar e cantar, mas que tem uma doença rara que a impede de fazer o que mais ama se não tem uma parada cardíaca, decide fugir das “paredes brancas” – seu isolamento do hospital –, se depara com o teatro e se arrisca a fazer uma audição. Erika é o que o Teatro procura a muitos anos. Mas o que será que acontecerá com ela? Selena é um teatro normal? Fantasia, comédia e muito mistério te aguardam nessa incrível história. " [SKOOB]

    Respeitável público, hoje preparamos para vocês um enredo contendo muitos mistérios, o qual transborda magia e encantos, com uma leve pitada de obscuridade e aspectos sombrios, sim...sejam bem vindos ao Teatro Selena!

    E é nesse senário mágico e misterioso que iremos acompanhar a história de Erika Isoni, uma jovem de 17 anos de idade que até então passava seus dias em leitos de hospitais, convivendo com um grave problema cardíaco o qual limitava seus sonhos de se tornar uma grande artista. A garota passou a vida toda entrando e saindo desse ambiente deprimente, e mesmo com uma saúde debilitada sempre mostrou ser dona de uma personalidade forte, não deixando se abater por sua triste condição.

    Um dia, Erika aproveita a ausência de supervisão para dar uma volta pelas ruas de Merantia, cidade a qual habita, e é ai que ela se depara com a antiga construção do que vinha a ser um teatro. Embora a fachada fosse precária, ao adentrar em seu interior Erika se surpreendera com toda a movimentação encontrada no local, muitas pessoas se aglomerando para as audições que estavam acontecendo, o local estava recrutando novos talentos e Erika vê, pela primeira vez, a possibilidade de realizar seu antigo e impossível sonho.

    A garota se apresenta diante dos juízes e mostra possuir grande talento para a dança, mas no meio do número, ela começa a sentir fortes dores as quais a perseguem por vários anos e logo desaba no meio do palco. Ao recuperar os sentidos, no hospital, Erika pensa que tudo não passou de um delírio, mas após se envolver em um terrível incidente, ela se vê obrigada a se arriscar em uma nova audição, a qual é presenteada com o mais importante cargo do teatro, ela irá tomar o lugar do Grand Coryphe do Norte, a pessoa que comanda o espetáculo.

    Para assumir a nova função a jovem passa por um treinamento árduo, juntamente com um treinador sádico e metódico, durante dias. E como espera-se, grandes trabalhos requerem sacrifícios, regras e dedicação, Erika cria também algumas inimizades dentro do teatro, pessoas que se sentem intimidades e excluídas com a chegada de um novo talento, o qual surge criando muitas expectativas.


    A nova casa de Erika mostra ser um ambiente mágico, pois a garota agora pode fazer coisas que jamais imaginava, como truques incríveis que vão desde ilusionismo até belíssimas apresentações de canto e dança.   Mas ao longo do enredo descobrimos, junto com Erika, alguns segredos muito sombrios que envolvem todos os shows apresentados em Selena, desde qual é o público "privilegiado" o qual o teatro busca entreter, até o que acontece com os artistas quando esses não cumprem com suas funções adequadamente.

    Com o desenrolar da história, a trama vai ficando mais dinâmica e envolvente, a inserção de novos personagens também fazem Selena vá ganhando vida além das páginas do livro. 


    Gostei bastante dessa leitura, mesmo sendo algo fantástico, repleto de magia, o enredo consegue passar para o leitor a beleza e os mistérios do mundo do entretenimento, é possível ver e sentir a mágica, mas também percebemos que no mundo do teatro nem tudo são flores. Alguns aspectos são um pouco assustadores e a cada capítulo nos perdemos em um universo repleto de mistérios.

    Nesse primeiro volume, algumas coisas são explicadas e aguçam ainda mais a curiosidade de quem está lendo. Isso faz com que a história flua de maneira mais dinâmica e o leitor se entrose com os personagens e enredo.


    Confesso que achei a narrativa muito boa e criativa, o gênero fantástico me agrada bastante e os personagens são bem construídos e articulados. 

    Minhas únicas críticas são quanto a estruturação dos acontecimentos, pois tudo é muito bem detalhado (e eu até que gosto de detalhes, nos faz compreender melhor aquilo que está acontecendo), mas isso veio a prejudicar um pouco o desenvolvimento do enredo, senti que a história demorou para abordar seu tema central e o clímax me passou despercebido.

    Outra coisa que me incomodou um pouco durante a leitura foi a diagramação, se é que podemos chamar dessa forma, pois a leitura foi feita no formato pdf e não em livro físico. Não sei como ficou a versão final, mas tive dificuldade na leitura por parte do tamanho da fonte, a qual era muito pequena e não pode ser alterada em nenhum dos aplicativos que costumo utilizar para ler arquivos nesse formato. isso fez com que a leitura, por mais que o enredo fosse dinâmico, ficasse um pouco lenta e cansativa.

    No demais a leitura é bem envolvente e surpreendente em alguns pontos, recomendo para todos aqueles que buscam algo diferente e mágico. Venham se encantar com Selena e seus artistas enigmáticos!


    **PS: Eu necessito da continuação o quanto antes!


Classificação

 

Gênero
Fantasia
Magia
Mistério

20 comentários:

  1. Às vezes muitos detalhes acaba dificultando a leitura das pessoas, tem que ser algo não muito exagerado. E sobre as letras pequenas, é chato mesmo, eu evito muito ler e-book. Mas fiquei bem curioso para ler a história, nunca li nada relacionado a magia/circo e tudo mais.
    http://blogpausageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive ouvido falar deste livro antes e a capa e a sinose já tinha despertado minha curiosidade. Agora esta sua resenha, JESUS, estou quase correndo para comprar o livro, mesmo com as suas críticas eu acho que posso curtir bastante o livro. - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel, conheci esse livro através de blogs de amigas, acho a capa bem Dark, bem maneira, estou bem curioso e com muita vontade de ler esse livro que parece ser bem legal. Sua publicação ficou bem legal. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Quel!
    Esse livro me deixou super curiosa e já anotei na minha listinha de leituras. Ler em PDF é bem cansativo, espero que a versão final do livro tenha uma fonte mais confortável para leitura porque isso é uma questão que me faz desistir de alguns livros. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  5. Raquel, eu não gosto muito de livros com partes muito detalhadas, mas o fato do livro ter todo esse lado mágico me chamou muita atenção e leria sim.
    É uma pena essa parte da letra, é meio incomodo de ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Quel!
    Eu não conhecia esse livro, mas me interessei pela trama. Eu curto livros bem descritivos, mas que também detalhem os sentimentos dos personagens.
    Tenho sérios problemas com a leitura em PDF... não tem como ficar confortável... prefiro Epub ou Mobi.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Não li o livro, mas uma amiga leu e me contou como ficou depois que finalizou. Imagino que você deve ter ficado da mesma forma.
    Muito bom quando a leitura flui com naturalidade, pena que a letra estava pequena depois e atrapalhou um pouco. Muito chato quando o escritor detalha demais e demora tanto para chegar no ponto central da história, isso acaba cansando mesmo.
    Fiquei curiosa para entender melhor essa história e conhecer esses mistérios.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que possui continuação! Isso me desanima um pouco, pois estou correndo de series :/ Enfim, gostei muito da tua resenha e até fiquei curiosa para ler o livro! Parece ter uma pegada mais sombria bem interessante. Gostei.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Uau! eu conhecia muito pouco sobre o livro e não gosto muito desse gênero mas o enredo me agradou bastante. Eu estava meio indecisa se leria o livro ou não, mas agora que vi essa resenha, minha curiosidade só aumentou e acho mesmo que o lerei. Achei muito interessante e com bastante magia e fantasia, provavelmente eu vou gostar.

    ResponderExcluir
  10. Olá Raquel, bela resenha!!
    Estou louca para ler desde a primeira vez que vi a capa e li a sinopse.
    A história parece maravilhosamente misteriosa e com enredo bem instigante.
    Com certeza vou querer ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Quel, tudo bem?
    Eu adorei a leitura deste livro, achei a obra original e fantástica, pois nunca tinha lido nenhum enredo assim que me prendesse de uma forma completamente inesperada... eu amei a riqueza dos detalhes, não achei que eles interferiram no desenvolvimento muito pelo contrário achei na dose certa... ainda achei pouco as quase 300 folhas, queria mais... assim como você, também anseio pela continuação... Xero!

    ResponderExcluir
  12. ola, tudo bem? Ameii a sua resenha, deixou um gostinho de quero mais rs
    Esse livro é novidade pra mim, fiquei bastante curiosa pra ler... E essa capa? muito perfeita, deixa um ar de mistério, né? vou adicionar-lo aos desejados e ler assim que possível

    ResponderExcluir
  13. Oi, Quel!
    Realmente, sua resenha corrobora as primeiras impressoes que li, que o livro é uma fantasia bacana, com um bom mistério. Não sei dizer como está a versão física também... Ler em PDF pode dar alguns problemas se não for um arquivo bem formatado... bjin!

    ResponderExcluir
  14. Olá :)
    Quando vi esse livro no catálogo da Young quis logo lê-lo, porém, como a editora só disponibiliza ebook/pdf a leitura será adiada pois não leio nessa forma. Mas a história me parece ser muito boa <3
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá! Eu amei Teatro Selena! Fiquei apaixonada desde o primeiro capítulo. Super bem escrito, cada detalhe foi perfeito, me sentia dentro do próprio teatro...Louca pela continuação. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. eita, quando a letra é muito pequena, por mais que a leitura seja empolgante, acaba cansando mesmo :(
    que bom que a leitura foi envolvente... acho que o detalhismo na obra não me chatearia...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  17. Olá! acabei de ler um post sobre primeiras impressões deste livro e já estava louca para saber mais detalhes. Aí encontro tua postagem. Ganhei o dia. hehehe. O livro parece mesmo ser envolvente e tem algumas curiosidades que me animaram. Adorei a dica e sua resenha está maravilhosa!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Ei, tudo bem?
    V muitas primeiras impressões sobre esse livro e fiquei bem encantada com ele. Agora com uma resenha inteira sobre a história, minha curiosidade em torno do livro só aumentou. Adoro elementos fantásticos nos livros e tenho certeza de que vou curtir bastante a leitura.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Eu adorei a premissa desse livro, parece ser sombrio e cheio de mistérios, já estou me apaixonando hehehe a capa também é bem chamativa! Espero poder ler.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  20. Oiee, tudo bem?

    Segunda vez que eu vejo uma resenha desse livro só hoje. Se eu já estava ansiosa, agora tô mais ainda. A premissa é bem bacana e eu adoro elementos fantásticos. Leia, com certeza.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir