Top 10: Adaptações do Mestre do Terror

  Olá galera,

    Parece que setembro é um mês excelente para safra de autores de qualidade. Além da nossa incrível rainha do crime, Agatha Christie, setembro também nos presenteou com o nascimento do mestre do terror, Stephen King, que hoje, dia 21 celebra seu 68º aniversário.


    Para comemorar essa data, resolvi fazer um TOP 10 como as minhas adaptações preferidas de grandes clássicos do autor. 
    Vocês podem até não concordar com algumas das minhas escolhas, a adaptação pode não ser tão fiel ao livro, mas algumas delas marcaram minha vida, bem antes de eu me entender por gente e saber quem era Stephen King e o que viria a ser uma adaptação.

    "Bora" conferir então...



10. Christine - O Carro Assassino


Título original: Christine 
Ano: 1983
Direção: John Carpenter (I)

 O roteiro é baseado no livro homônimo 'Christine' (1983) 

    Sinopse: O próprio diabo esconde-se no chassi do Playmouth Fury de 1958. O veículo seduz Arnie, um rapaz de 17 anos, e exige uma devoção absoluta e incondicional. Quando alguém tenta intervir no ‘relacionamento’, Cristine causa destruição por meio de vingança. Ela não é um automóvel comum. Christine, é um carro que inclui entre os seus equipamentos, uma força maligna destrutiva. Com sua beleza reluzente, Christine, seduz seu dono e não poupará crueldade para eliminar quem se coloca entre eles.



9. Cujo - Cão Raivoso


Título original: Cujo
Ano: 1983
Direção: Lewis Teague


Cão Raivoso
    Baseado no livro homônimo 'Cujo' (1981).

    Sinopse: O cachorro, é o animal de estimação de um garoto chamado Brett Camber, que vive em um sítio nas proximidades de uma pequena cidade do interior no norte dos Estados Unidos, em Castle Rock, no Estado do Maine. O garoto mora com sua mãe, Charity, uma mulher infeliz no casamento com Joe, um mecânico de automóveis egoísta que só está preocupado com seus interesses pessoais, deixando a família para segundo plano. Ao perseguir um coelho pelo mato, Cujo, acaba entrando com a cabeça em uma caverna infestada de morcegos doentes, onde um deles morde seu focinho e lhe transmite a terrível raiva. Aos poucos, o anteriormente, dócil cachorro, vai se transformando em um monstro assassino, com aspecto extremamente ameaçador.



8. A Colheita Maldita 


Título original: Children of the Corn
Ano: 1984
Direção: Fritz Kiersch


    O roteiro é baseado no conto homônimo As Crianças do Milharal do livro 'Sombras da Noite' (1977).

    Sinopse: Isaac Chroner, um menino pregador, vai para Gatlin, no Nebraska (EUA), e faz com que as crianças assassinem todos os adultos da cidade. Um dia, um casal vai até a localidade para registrar um crime. No entanto, eles são aprisionados e descobrem que têm poucas chances de escaparem vivos, pois as crianças praticam um culto que utiliza sangue humano para adubar a terra. 



7. 1408 


Título original: 1408
Ano: 2007
Direção: Mikael Håfström

Tudo É Eventual
    Baseado no conto homônimo 1408 do livro  'Tudo é Eventual' (2002).

    Sinopse: Um promissor romancista, Mike Enslin, resolveu enveredar por outro caminho e escrever livros que investiguem fenômenos paranormais. Enslin nunca presenciou realmente algum destes fatos, então fica difícil obter credibilidade. No entanto decide ir até Nova York e se hospedar no Dolphin Hotel, mais exatamente no quarto 1408, que tem fama de ser habitado por espíritos malignos. O gerente do hotel, Gerald Olin, o avisa que 56 mortes já ocorreram neste quarto, mas Mike está decidido a conferir se sua fama está condizente com a verdade.


6. Conta Comigo


Título original: Stand by me 
Ano: 1986
Direção: Rob Reiner

Quatro Estações    O roteiro é baseado no conto ‘O Corpo’ do livro ‘'Quatro Estações'’.

    Sinopse: O escritor Gordie Lachance relembra um fato da sua infância. Em uma pequena cidade florestal do Oregon, quatro amigos - o sensível Gordie, o durão Chris, o destemido Teddy e o acovardado Vern - estão à procura do corpo de um adolescente desaparecido. Querendo ser heróis diante dos amigos e aos olhos da cidade, eles partem numa inesquecível viagem de dois dias que se transforma em uma odisséia de autodescoberta. Eles fumam escondidos, contam casos assustadores e descobrem que precisam ficar unidos e encontrar forças que nem imaginavam possuir. Conta Comigo é um filme raro e especial sobre a amizade e as indeléveis experiências do crescimento. 


5. Carrie, A Estranha


Título original: Carrie 
Ano: 1976
Direção: Brian De Palma

    Adaptação baseada no livro homônimo 'Carrie' (1974).

    Sinopse: Carry White, é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth, sua mãe, que é uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie, foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell, uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross, seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie, para o baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir à festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie, ridicularizada em público, mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos a sua capacidade de vingança quando está repleta de ódio.

Ponto forte: Aquele filme que você espera ansiosamente pelos minutos finais, a cena do baile, na qual Carrie é ridicularizada e logo em seguida acaba com todos aqueles que riram a suas custas. Essa adaptação nos mostra o verdadeiro sentido da frase "A vingança é um prato que se come frio". 

Curiosidade: A obra já ganhou 3 adaptações: 1976, 2002 e 2013.


4. O Iluminado


Título original: The Shining 
Ano: 1980
Direção: Stanley Kubrick

    O roteiro é adaptado do livro homônimo’ 'O Iluminado' (1977)

    Sinopse: Durante o inverno, Jack Torrance, é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado, o luxuoso Overlook. Assim, juntamente com sua mulher e filho, ele parte para o que seria uma temporada de tranquilidade nas montanhas. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado e coisas terríveis que ainda estão por vir.

Ponto forte: Jack Nicson está fantástico nesse adaptação, você realmente acha que ele está louco e possuído por alguma entidade maligna, acho que jamais encontrariam outro ator que desempenhasse o papel tão bem quanto ele.

Curiosidade: Apesar de ser ter se tornado uma das melhores adaptações dos diversos livros do autor, e aclamado pelo público, King não aprovou a direção de Stanley Kubrick e fez a sua própria adaptação, uma minissérie de TV, em 1997.



 It - Uma Obra Prima do Medo 


Título original: It
Ano: 1990 
Direção: Tommy Lee Wallace

    O roteiro é baseado no livro 'It - A Coisa' (1986)

    Sinopse: Derry, no Maine, é uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como "A Coisa". Suas vítimas eram crianças, sendo que se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon, um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier, Eddie Kaspbrak, Stanley Uris, Beverly Marsh Rogan, Ben Hanscom e William Denbrough, pois todos os sete quando jovens viram "A Coisa" e juraram combatê-la caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas.

Ponto forte: O filme é muito bem estruturado intercalando passado e presente. A sensação de medo vivida pelas crianças é assustadora, ainda mais quando você assiste sendo também uma delas. Esse foi a primeira adaptação de uma obra de King que tive contato, lembro de assistir diversas vezes com meus primos e não conseguir dormir a noite (odeio palhaços até hoje, obrigada Pennywise), pena o final avacalhar com toda a história (pelo menos no filme)



À Espera de um Milagre 


Título original: The Green Mile 
Ano: 1999 
Direção: Frank Darabont

À Espera De Um Milagre
    O roteiro é baseado no best-seller '‘The Green Mile' (1996)

    Sinopse: A história se passa no Corredor da Morte de uma prisão do sul dos EUA, em 1935. O filme mostra o relacionamento comovente entre Paul Edgecomb, um guarda da penitenciária, e um preso, John Coffey, que possui um dom misterioso e miraculoso. 

Ponto forte: Uma das adaptações mais fiel a sua obra original que já tive a oportunidade de ver. Impossível não se emocionar com a pureza e sensibilidade de Coffey.



Um Sonho de Liberdade


Título original: The Shawshank Redemption
Ano: 1994
Direção: Frank Darabont

Quatro Estações    Roteiro adaptado do conto Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank’ do livro '‘Quatro Estações'’ (1982)

    Sinopse: O filme conta a história de Andrew Dufresne, um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para a penitenciária de Shawshank para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela - apesar de sempre atestar ser inocente. Na prisão ele se torna amigo de ‘Red’ e consegue conquistar a proteção dos guardas, que estão envolvidos em um sistema de lavagem de dinheiro.

Ponto forte: Não poderia escolher outra adaptação para compor o topo desse Top 10 tão especial. A adaptação é incrível, toda a trama meticulosamente traçada por Dufresne é sensacional, um personagem deveras inteligente, merece meu eterno respeito.


    Gostaram dessa pequena lista? Sei que muitas outra adaptações merecem destaque, como 'Louca Obsessão', 'Cemitério Maldito' e 'A Zona Morta', mas listei apenas aquelas que realmente assisti, pretendo conferir as demais em breve e tenho certeza que essa lista só tende a aumentar.

    E você, qual outra adaptação do mestre do terror poderia ser adicionada aqui?

        Parabéns Stephen King e para vocês LiteraLeitores, beijokas da...

3 comentários:

  1. Oláá
    Nossa, que post sensacional.
    Adoreeei haha já vi It e sou louca para ler, amo muito os filmes A Espera de um milagre e Um sonho de Liberdade, não gosto das adaptações de Carrie mas tenho o livro e pretendo ler e gostar, já li Christine mas nunca assisti.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/09/show-de-estreia-do-album-norte-nx-zero.html

    ResponderExcluir
  2. Concordo com os dois melhores da lista, só preciso ler Um sonho de liberdade ainda.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada do autor, mas já assisti a maioria dos filmes. 1408 eu fiquei com um medinho, mas assisti assim mesmo hahaha.
    Eu sou louca para ler alguma obra dele, mas todos falam comece por Carrie, mas não tenho muita vontade de ler Carrie, pois eu já assisti TODAS as adaptações.
    Preciso de indicação de um que vá me fazer amá-lo. rs
    Gostei do post, está maravilhoso.

    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir