Resenha: O Labirinto dos Ossos - The 39 Clues (livro 1)



Autor: Rick Riordan
Editora: Ática
Ano: 2009
Páginas: 238

SINOPSE
    "Imagine se você descobrisse que faz parte de uma família de personalidades que mudaram a história. E imagine se, no minuto seguinte, você tivesse que escolher entre herdar um milhão de dólares ou a primeira de 39 pistas para encontrar o maior tesouro do mundo. Essa é a decisão que os órfãos Amy e Dan Cahill devem tomar em apenas cinco minutos.

    Os irmãos queimam seus cheques e se lançam na busca das 39 pistas. O que eles nem imaginam é que seus maiores inimigos serão os próprios Cahill, uma família dividida em clãs e capazes de qualquer trapaça para chegar ao tesouro." 
 [SKOOB]

    Nesse primeiro livro da série 'The 39 Clues' nos deparamos com muitos mistérios e o início de uma grande aventura envolvendo a enigmática família Cahill.

    Uma caça ao tesouro com o objetivo de se tornar "a pessoa mais poderosa e influente em todo o planeta", quem não queimaria um cheque de 1 milhão de dólares para embarcar nessa aventura? Pode parecer loucura, mas é justamente o que os irmãos Amy e Dan Cahill resolveram fazer após a morte de seu ente querido mais próximo, sua avó Grace, uma senhora milionária que viveu diversas aventuras viajando por todo o mundo, e ninguém menos que a pessoa que criou o desafio. 



     No início a ideia de se desfazer de uma fortuna parecia completamente maluca, principalmente aos olhos de Amy, uma garota de 14 anos, tímida que busca abrigo e proteção em seu fechado universo dos livros. Uma vez que os dois irmãos eram órfãos de pai e mãe e não possuíam muito dinheiro, mesmo sua avó sendo milionária (pois o dinheiro era dela e não deles, e as crianças viviam sob custódia de Beatrice, irmã de Grace). Já para Dan, um garotinho de 11 anos, essa busca era a oportunidade de viverem uma incrível aventura, ele fica super empolgado com a possibilidade de participar de algo completamente atípico, pois é uma criança muito elétrica e comunicativa.

    Mesmo sendo uma loucura tremenda, aventurar-se nessa disputa passou a ser algo considerável para os únicos netos de linhagem direta da falecida senhora Cahill, pois a verdade é que ambos não queriam ficar de fora, vendo que os demais primos ricos, arrogantes e prepotentes iriam participar, e caso eles não concordassem seriam vistos como covardes pelo restante da família (ainda mais eles, os queridinhos de Grace, que deveriam tem informações privilegiadas, só que não!). Ainda que a má fama os seguissem pelo resto de suas vidas algo era ainda mais forte para fazer com que as duas crianças aceitassem o desafio, esse era o desejo de sua falecida e tão amada avó.


    A disputa inicia-se logo após o enterro de Grace, muitos dos parentes presentes no evento ficam indignados por não serem convidados para a leitura do testamento. Somente os escolhidos pela falecida teriam a oportunidade de se aventurar na busca pelas 39 pistas e se assim desejassem teriam que se desfazer do dinheiro que lhes foi deixado a poucos minutos.

    Assim, apenas sete equipes são formadas para dar início a caça ao tesouro, sendo elas: 

    Kabra: Equipe composta por Ian e Natalie Kabra, dois irmãos londrinos de 14 e 11 anos, os personagens mais ricos e maldosos de toda a busca. 

    Holts: Equipe composta por Eisenhower (pai), Mary-Todd (mãe), Hamilton (15 anos), as gêmeas Madison e Reagan (11 anos), Holt e Arnold, o cão da família. São norte americanos de Milwaukee e os personagens fisicamente mais fortes dessa aventura.

    Oh: Equipe composta por apenas uma única pessoa, Alistair Oh, que possivelmente é o personagem mais experiente da busca. Ele é um sul coreano, primo de Grace Cahill. 
    
    Starling: Equipe composta pelos trigêmeos e também norte americanos, Ned, Ted, e Sinead Starling, é a equipe mais fraca da busca.

    Spasky: Assim como Alistair Oh, Irina Nikolaievna Spasky também resolve buscar as pistas sozinha. Uma mulher natural da Rússia, é a personagem mais misteriosa da aventura. 

    Wizard: Equipe composta por Jonah e Broderick Wizard, sendo o primeiro um famoso rapper e ator adolescente, e o segundo seu pai e empresário pessoal. Ambos são de Beverly Hills, EUA.

    Irmãos Cahill: Amy e Dan Cahill, os protagonistas da série. São de Boston, EUA, filhos de Arthur Trent e Hope Cahill.

    Os irmãos enfrentarão dezenas de desafios, uma jornada nada fácil tendo envias as inúmeras armadilhas e inimigos que os cercam.


    Depois de ler a série 'Percy Jackson e os Olimpianos' fiquei completamente apaixonada pela narrativa de Rick Riordan e comecei a procurar todos os livros do autor. Mitologia aqui, mitologia ali...foi quando me deparei com 'O Labirinto dos Ossos' e fiquei simplesmente fascinada, eu tinha que comprar esse livro. Ele reunia varias coisas que eu adoro: mistério, caça ou tesouro, pistas malucas, crianças que se comportam como adultos, suspense, armadilhas, viagens à lugares históricos, antagonistas idiotas e mesquinhos que fazem com que os odiamos cada vez mais, tudo isso somado com a qualidade dos textos de "Tio Rick", precisa mais?

    Essa foi minha primeira leitura da #MLI2015, e não poderia ter começado da melhor forma. Adoro séries investigativas, repletas de mistério e suspense, então pode apostar que eu realmente gostei da história.

    Adorei a forma como essa série foi proposta, na qual cada volume é escrito por um autor ou um conjunto de autores diferentes, sendo eles: Rick Riordan, Gordon Korman, Peter Lerangis, Jude Watson, Patrick Carman, Linda Sue Park e Margaret Peterson Haddix. Incrível né? Eu acho super legal isso, pois assim fica difícil enjoar do tipo de narrativa (uma vez que nem todo mundo gosta do mesmo autor) e a cada volume você encontra modos diferentes de compor a história, pois cada um tem seu jeito de escrever.

    A diagramação é fantástica, ótima escolha da fonte e coloração das páginas, tornam a leitura rápida e fluente. A capa é linda, com alguns efeitos pontilhados e uma imagem que transporta o leitor para dentro de uma das principais cenas do início dessa louca e perigosa aventura

    A única coisa desagradável é o preço, os livros da série são pequenininhos e super salgadinhos (e nunca entram nas promoções), tá certo que esse eu ganhei de presente do meu super namorado (que não aguenta mais dar livros de presente, diga-se de passagem), mas para continuar com a aventura vou ter que desembolsar muito R$, estou fazendo as contas aqui e acho que essa será uma das minhas séries mais caras...ai meu bolso! (pô Submarino, coloca na promoção!!!). Mas como eu sempre digo, "dinheiro gasto com livros não é gasto, é investimento intelectual". ;) 

    Recomendo muito essa aventura para aqueles leitores amantes de mistério, assim como  também, para aqueles que simplesmente querem uma leitura rápida e empolgante, vale muito a pena!

Classificação

Gênero
   



4 comentários:

  1. Oi Quel!
    Também adoro a literatura do Tio Rick!!
    E tb acho os livros dele meio salgadinhos... O problema é que o cara faz tanto sucesso que as editoras estão tentando sobreviver às nossas custas! Custava uma promoção?!
    Eu não conhecia esa coleção dele, tenho o Percy os Heróis e queria ler as Pirâmides. Só pela resenha já me apaixonei! Ai meu bolso!!!
    Sucesso pra vc!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  2. OI, tudo bom!
    Adorei a resenha, já li este livro e amei <3

    ResponderExcluir
  3. Ola bom dia!
    Venho por meio dessa mensagem convocar você para olhar o último post que eu fiz no meu blog, referente a preservação do meio ambiente, ou seja, um assunto do interesse de todos! Peço também se possível divulgar ou repostar a mensagem com o intuito de alcançar o maior numero de pessoas. Fico agradecido pela atenção, muito sucesso para você.
    Beijos.
    http://estantedoluiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li, mas quero muito.

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir