Resenha: Horas Noturnas

Autor: Bianca Carvalho
Editora: EraEclipse
Ano: 2014
Páginas: 200

SINOPSE
"Inglaterra, 1863

    Uma bela e delicada mulher com inteligência aguçada para investigação...
    Um charmoso caçador de assassinos tornando-se lenda por eliminá-los com requintes de crueldade...
    Um assassino que deixa charadas, com sede de sangue e um gosto peculiar por Edgar Allan Poe...

    Três almas unidas com diferentes propósitos.
    Apenas uma chance de sobreviver...

    Quando a noite cai, todas as almas possuem um gosto pela maldade..."
 [SKOOB]


    Dando continuidade ao Desafio Literário 2015, temos o livro escolhido para representar o tema "Livro escrito por mulher", leitura do período de 16 de fevereiro a 01 de março. Sei que a publicação da resenha aqui no blog está um pouquinho atrasada, sorry, mas não é fácil ler diversos livros ao mesmo tempo...e na verdade essa não seria a obra destinada ao tema em questão, mas resolvi fazer algumas alterações na lista de leitura do desafio.

    Dois suspenses policiais seguidos no desafio literário? Como negar minha paixão pelo tema...nem dá né? Ainda mais depois de um TOP 10 sobre o gênero, e isso foi o que mais me deixou triste, pois a postagem do TOP 10 foi feita no último final de semana e comecei a leitura dessa obra logo após a postagem...isso me deixou chateada, pois ela entraria fácil no pódio, ficaria entre as 3 primeiras com certeza.

     Sem mais delongas, vamos lá...


    Mistério, assassinatos e personagens adoráveis, isso e mais um pouco você poderá encontrar nessa obra envolvente.
    
    O enredo inicia-se em um senário sombrio (o que se pode verificar durante toda a trama), envolto pela morte de uma jovem da alta sociedade. O detetive Lestrange junto a policia inicia as investigações do crime hediondo que certamente chocará a cidade de Soronhill. Junto a jovem é encontrado um bilhete, deixado pelo próprio assassino, com uma citação de Edgar Allan Poe e uma pista de um próximo crime. 
    Após o terrível insidente, diversos assassinatos começam a ocorrer e em todos eles um bilhete misterioso é encontrado junto ao corpo das vítimas. Com o auxilio de sua filha Maryanne e um misterioso justiceiro mascarado, Lestrange inicia uma caçada quase impossível pelo assassino na busca por respostas e justiça.
    

    Gostei muito das personagens, misteriosos e complexos que guardam diversos segredos do passado. 
    Comecemos com o detetive particular, ex-inspetor de policia muito respeitado pelos moradores locais, Joseph Lestrange, chamado para auxiliar em investigações (devido a falta de competência da própria policia na verificação de cenas de crimes). Seguiu a carreira de detetive desistindo de seu trabalho na policia depois do assassinato da esposa Berenice. Um homem completamente apaixonado pela filha, integro, responsável e perspicaz. 

    Maryanne Lestrange, uma jovem de 19 anos, inteligente e teimosa, completamente diferente das demais moças da época. Determinada, idolatra o pai e se orgulha imensamente de sua profissão, auxiliando-o na resolução de alguns de seus casos. Ao contrário de suas amigas, ela definitivamente não suporta ser cortejada pelos cavalheiros da sociedade, arredia e muitas vezes grosseira com os mesmos, não se imagina casada, presa a um marido e trancafiada em uma casa. É uma jovem muito bonita o que desperta o desejo de muitos moços e acaba se envolvendo mais do que deveria no misterioso caso dos assassinatos em série. 

    E o Caçador, um justiceiro mascarado, enigmático e sedutor que sai a caça de bandidos, assassinos e estupradores. Seus métodos de trabalha não são muito bem vistos pelo detetive Lestrange, mas ainda sim ele auxilia o justiceiro com algumas investigações para descobrir a localização dos malfeitores.


    Ao longo da história o leitor vai se envolvendo com os mistérios que envolvem os personagens, a busca pelo assassino sanguinário que ameaça as jovens da cidade e suas mensagens enigmáticas. Qualquer um pode ser o suspeito, não é possível confiar em ninguém, nem mesmo em sua própria sombra.

    Narrativa envolvente, me encantei pelo modo como foi escrita (respeitando a época a qual o enredo se passa, com uma linguagem mais culta, sem ser monótona...fazendo com que a leitura se torne mais dinâmica e com certa fluidez), a autora está de parabéns pela excelente obra, muito bem desenvolvida (fico muito feliz em poder ler obras de tamanha qualidade vindas de autores nacionais, mostrando aos leitores que aqui também temos excelentes autores)...um suspense de tirar o folego, exatamente como eu gosto. 
    
    Também fiquei muito impressionada com o desfecho da obra e confesso que jamais imaginaria que tal pessoa poderia ser o assassino (o que não foi o caso da identidade misteriosa do Caçador, que adivinhei logo de cara! <3 ), claro que desconfiava da maioria das personagens, mas me surpreendi positivamente de certa forma.
    Confesso que apesar de ter gostado do resultado final não curti muito a inserção de um novo "segredo", referente a família Lestrange, nunca antes mencionado no livro. Uma reviravolta mirabolante, isso pode deixar o leitor confuso...algo completamente novo nas páginas finais, muitas vezes pode significar uma brecha para uma possível continuação, e acho que isso não é o caso.


    Book Trailer

   
    Para quem se interessou em saber mais sobre a obra, sua publicação está programada para o próximo mês de abril >> Pré-venda
    Também pode ser lida gratuitamente no Wattpad >> Leia aqui


Classificação e Gênero

  






    

3 comentários:

  1. Também estou num Desafio Literário, adorando participar, e não conhecia esse livro que postou, obrigada pela dica, estou seguindo seu blog, bjs

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro em si, nem a autora, muito menos a editora e gostei do enredo. Bem bacana!

    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre namorei os livros da Bianca pelas capas... eu escolho muito pela capa, então eu amo os livros delas. Mas sempre pulo eles, nunca li nenhum, mas amei esse que você resenhou... vou add na lista ...

    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir