Especial Dia das Bruxas

    Feliz dia das Bruxas LiteraLeitores...eu particularmente adoro essa data, em especial tudo que é voltado ao suspense e terror...aquele sentimento de frio na espinha, o susto que faz seu coração acelerar e a adrenalina ir a mil, não digo que sou fã do sobrenatural...pois na verdade eu não gosto muito de extraterrestres, nem em livros muito menos em filmes.

    Bom, para comemorar essa data eu poderia listar diversos títulos de livros com enredos assustadores, mas como toda boa leitora fã de terror é claro que hoje vou falar do maravilhoso mestre do terror e algumas de suas obras. 


O Mestre do Terror: Stephen King

    Stephen Edwin King nasceu na cidade de Portland, em 21 de setembro de 1947. Quando criança sua família passou por diversas dificuldades, pois seu pai abandonou a família e sua mãe foi obrigada a sustentar sozinha dois filhos, Stephen e David.
    Ainda criança, testemunhou um trágico acidente, um de seus amigos ficou preso em uma ferrovia e foi atropelado por um comboio. Muitas pessoas dizem que esse fato inspirou seu lado negro e suas criações perturbadoras, mas ele mesmo descarta essa ideia.

    De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Foi lá que conheceu Tabitha Spruce, com quem se casou em 1971. 
    King ensinou na Academia Hampden em Hampden, Maine. Ele e sua família moravam em um trailer, e ele escreveu histórias curtas, a maioria para revistas masculinas. Como é relatado na introdução de Carrie, a estranha, se um de seus filhos ficasse resfriado, Tabitha brincava, "Qual é, Steve, pense nisso como um de seus monstros."

   Stephen logo começou a escrever romances. Uma de suas primeiras ideias foi a história de uma moça jovem com poderes psíquicos, mas ele logo a descartou. Sua esposa resgatou os esboços do lixo e o encorajou a voltar a escrever sobre isso. Após terminar o romance, denominado 'Carrie', ele recebeu US$2.5 mil dólares adiantados (não muito para um romance, mesmo naquela época), mas os direitos autorais fizeram com que ele recebesse US$400 mil posteriormente. 
    Pouco antes do livro ser publicado, sua mãe morreu de câncer no útero. King admitiu que nessa época ele desenvolveu uma grave dependência alcoólica que durou por mais de uma década. Ele também relatou que baseou o personagem Jack Torrance, do livro 'O Iluminado', nele mesmo. Sua família e amigos ajudaram-o a livrar-se de todos os seus vícios. 

    Seus livros venderam mais de 350 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países. Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema. É o nono autor mais traduzido no mundo.
    Embora seu talento se destaque na literatura de terror/horror, escreveu algumas obras de qualidade reconhecida fora desse gênero e cuja popularidade aumentou ao serem adaptados para o cinema, como nos filmes 'Conta Comigo', 'Um Sonho de Liberdade' (contos retirados do livro 'As Quatro Estações'), 'Christine', 'Eclipse Total', 'Lembranças de um Verão' e 'À Espera de um Milagre'.

    King e a esposa tiveram três filhos: Naomi Rachel King (1970) - a única filha de Stephen King, e também o único de seus descendentes a não enveredar pelo caminho da literatura. Quando criança, Naomi não gostava muito das histórias de terror de seu pai; para agradá-la, Stephen escreveu Os Olhos do Dragão, um conto de fadas medieval - Joseph Hillstrom King (1972) - também conhecido como Joe Hill, já publicou mais de vinte contos e quatro livros: a antologia de contos Fantasmas do Século XX, e os romances A Estrada da Noite; O Pacto e NOS4A2 - e Owen Philip King (1977) - apesar de também ter a mesma carreira do pai e do irmão, Owen lançou até hoje apenas dois livros: uma coletânea de contos intitulada We're All in This Together, em 2005, e o romance Double Feature, em 2013. 

    Atualmente King vive em Bangor, no Maine, Estados Unidos, com sua esposa, a romancista Tabitha King.

Carrie, a Estranha (1974)

Editora: Suma de Letras
Ano: 2013
Páginas: 200
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva

Sinopse: Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.
Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.
Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. 

Adaptação Cinematográfica: Filme de 1976 foi dirigido pelo diretor estadunidense Brian De Palma. Em 1999, uma sequência intitulada de "The Rage: Carrie 2" foi lançada. A premissa é que o pai de Carrie teve outro casamento e outra filha com poderes telecinéticos. Sue Snell, a única sobrevivente da trágica festa, é agora conselheira da escola.
Em 2002 e 2013 foram lançadas outras 2 refilmagem.


Salem/A Hora do Vampiro (1975)

Editora: Suma de Letras

Ano: 2013
Páginas: 464
Tradutor: Thelma Médici Nóbrega

Sinopse: Ambientado na cidadezinha de Jerusalem's Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade.
Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem's Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir.
Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem's Lot estão agora para sempre interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas.


O Iluminado (1977)

Editora: Suma de Letras
Ano: 2012
Páginas: 463
Tradutor: Betty Ramos de Albuquerque

Sinopse: Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

Adaptação Cinematográfica: Filme produzido e dirigido por Stanley Kubrick foi lançado em 1980.


Sombras da Noite (1978)

Editora: Suma de Letras
Ano: 2013
Páginas: 416
Tradutor: Adriana Lisboa

Sinopse: Stephen King reúne aqui 20 de seus mais inquietantes contos- relatos de acontecimentos bizarros e atos impensáveis, surgindo daquela região crepuscular onde ruídos nas paredes e sombras perto da cama prenunciam algo terrível que ronda à solta. Os cenários são familiares e acima de qualquer suspeita - um colégio, uma fábrica, uma lanchonete rodoviária, uma lavanderia, um milharal. Mas no mundo de Stephen King, qualquer lugar pode servir como território sobrenatural. Só é necessária uma hora propícia da noite e a distração das vitimas. Alguns desses clássicos inspiraram filmes memoráveis: As Crianças do Milharal (Colheita Maldita) O Homem do Cortador de Grama (O Passageiro do Futuro), A Máquina de Passar Roupa (Mangler: O Grito de Terror) e Às Vezes Eles Voltam.


Dança Macabra (1981)

Editora: Suma de Letras
Ano: 2013
Páginas: 464
Tradutor: Louisa Ibañez

Sinopse: Dança Macabra é o primeiro livro de não ficção escrito por Stephen King. Nele, Stephen passa um pente fino no entretenimento do horror dos anos 50 aos anos 80. Um verdadeiro almanaque do terror.

Prepare-se... o mestre do suspense irá guiá-lo por uma jornada pelas mais variadas formas do medo. Em Dança Macabra, Stephen King revela o fascínio causado pelo terror no cinema e literatura, sem deixar de fora os quadrinhos, a televisão e o rádio.



Christine (1983)

Editora: Suma de Letras
Ano: 2013
Páginas: 616
Tradutor: Louisa Ibañez

Sinopse: Arnie Cunnigham era um perdedor. Rosto coberto de espinhas, desajeitado com as garotas, magro demais, passava os dias pelos corredores da escola, tentando fugir da gozação dos colegas. Isso até Christine entrar em sua vida. Amor à primeira vista. A partir desse dia, o mundo ganha novo sentido. Tudo o que Arnie quer é estar junto de Christine. Mas não se espere um novo Romeu e Julieta, tratando-se da mente assombrosa de Stephen King. Christine é um carro. Um Plymouth Fury 1958. Um feitiço sobre rodas que se apodera de Arnie e faz dele alguém diferente. Há algo poderosamente maligno solto pelas estradas de Libertyville. Uma força sobrenatural que vai deixando seu rastro de sangue por onde passa. Embarque nessa viagem assustadora e boa sorte.

Adaptação Cinematográfica: Filme dirigido por John Carpenter foi lançado em 1983.


O Cemitério (1983)

Editora: Suma de Letras
Ano: 2013
Páginas: 424
Tradutor: Mário Molina

Sinopse: Louis Creed, jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. Uma casa boa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos. Num dos primeiros passeios para explorar a região, conhece um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível. A princípio, Louis se diverte com as histórias fantasmagóricas do velho vizinho Crandall. Só aos poucos começa a perceber que o poder de sua ciência tem limites. Prepare-se para páginas de puro pavor. Em uma de suas mais terríveis histórias, Stephen King mostra como a dor e a loucura, muitas vezes, dividem a mesma estrada. 


It - A Coisa (1986)

Editora: Suma de Letras
Ano: 2014
Páginas: 1104
Tradutor: Regiane Winarski

Sinopse: Nesse romance o mestre do terror nos leva de volta ao tempo em que acreditávamos mais em nossa imaginação, em nossos sonhos e também em nossos pesadelos...
Junho de 1958. Derry, pacata cidadezinha do Maine. Início das férias de verão. Para Bill, Richie, Eddie, Stan, Beverly, Mike e Ben, sete adolescentes que, pouco a pouco, se tornam amigos inseparáveis, este será um verão inesquecível. Um tempo em que vão descobrir o doce sabor da amizade, do amor, da união. Uma época em que vão provar o gosto amargo da perda, do medo, da dor. Este será um ano inesquecível. Terrivelmente inesquecível. O ano em que vão conhecer a Coisa, a força estranha e maligna que vem deixando um rastro de sangue na calma Derry. O ser sobrenatural que apresenta um apetite especial por inocentes crianças.
Maio de 1985. O tempo passou deixando suas marcas em cada um deles. Já não são mais crianças. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir novamente suas forças. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Apenas eles podem vencer o poder maléfico da Coisa. 

Adaptação Cinematográfica: Filme lançado em 1990.


Misery (1987)


Editora: Suma de Letras
Ano: 2014
Páginas: 326

Sinopse: Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegarão ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, em Misery – Louca obsessão, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo. 


Desespero (1996)


Editora: Suma de Letras
Ano: 2013
Páginas: 567
Tradutor: Marcos Santarrita

Sinopse: "Quando o sol se põe e um vento soturno começa a soprar, tudo pode acontecer. E é bem provável que logo se descubra o verdadeiro sentido da palavra desespero."

Um gato espetado numa placa da Rodovia 50 - uma das mais solitárias dos Estados Unidos - revela que nem sempre é fácil chegarmos ao nosso destino. O professor Jackson e sua esposa, a família Caver e o escritor Jonh Marinville sabem disso. O trajeto até a cidade de Desespero indica que a viagem será sombria e assustadora. Afinal, ao longo deste insólito caminho existe Collie Entragian, um louco disposto a fazer das suas palavras a própria lei. Quem conseguirá sobreviver? Este é o ponto de partida do novo romance de Stephen King, "Desespero".
Neste romance, o grande mestre descreve a luta apocalípitca entre Deus e o demônio que acontece na pequena cidade de Desespero. O terrível personagem Entragian é apenas uma ponta visível de um terror que tem longos e poderosos tentáculos. O confronto é cruel e literalmente desesperador.... Prepare o seu fôlego e embarque nesta trama alucinante do mestre King. 


Saco de Ossos (1998)


Editora: Suma de Letras
Ano: 2012
Páginas: 568
Tradutor: Myriam Campello

Sinopse: Mike Noonan é um romancista de sucesso que vê sua vida subitamente transformada com a morte da esposa Jo. Quatro anos já se passaram e o sentimento é o mesmo - o desânimo, a tristeza, a sensação de que nunca mais será capaz de escrever. Diante da tela branca do computador, ele vê o vazio doloroso que passou a dominar seus dias. Nem mesmo o sono lhe traz alívio. Noonan é agora atormentado por terríveis pesadelos com Sara Laughs e a casa do lago - o recanto de sonhos onde ele e Jo foram tão felizes. Voltar à pequena cidade. Esta parece ser a única saída. Mike sente que precisa enfrentar o passado e tentar reencontrar seu caminho.
Sara Laughs, no entanto, já não é a mesma. Apesar da aparente tranqüilidade de sempre, sua comunidade vive atormentada pelo domínio cruel do milionário Max Devore, que não mede esforços para atingir seu grande objetivo: arrancar a neta de três anos da guarda da jovem mãe viúva. Pouco a pouco, Mike redescobre a paixão.
Mike Noonan reencontra um motivo para seus dias, mas a luta não será fácil. Além da fúria de Max Devore, Noonan terá de enfrentar forças estranhas e malignas que agora dominam Sara Laughs. Ele terá de descobrir de onde vêm os pesadelos cada vez mais terríveis que insistem em atormentá-los. Mike Noonan subitamente volta a escrever, mas não terá sossego até encontrar as respostas para as dúvidas que o atormentam. Que forças são essas que dominam a pequena cidade? O que esperam dela?


Sob a Redoma (2009) 

Editora: Suma de Letras

Ano: 2012
Páginas: 960
Tradutor: Maria Beatriz de Medina

Sinopse: Em um dia como outro qualquer em Chesters Mill, no Maine. Subitamente a cidade é isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando ou se ela irá desaparecer.
Dale Barbara, veterano da guerra do Iraque, se une a um grupo de moradores da cidade para manter a situação sob controle. A força de oposição é representada por Big Jim Rennie, um político que está disposto a tudo - até matar - para continuar no poder, e seu filho, que guarda a sete chaves um horrível segredo. Mas essa não é a única preocupação dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva. Sob a redoma é um thriller arrebatador e uma inquietante reflexão sobre nossa própria potencialidade para o bem e o mal.

Adaptação Televisiva: A série feita adaptada por Brian K. Vaughan e Steven Spielberg estreou em junho de 2013 com o nome de Under the Dome (título original do livro) e atualmente é transmitido pelo canal FOX.



Serie A Torre Negra (1982 - 2012)

1982 - Vol. I - O Pistoleiro (publicado originalmente como cinco histórias separadas entre 1978 e 1981; edição revista e expandida publicada em 2003) 
1987 - Vol. II - A Escolha dos Três
1991 - Vol. III - As Terras Devastadas 
1997 - Vol. IV - Mago e Vidro 
2003 - Vol. V - Lobos de Calla (originalmente anunciado com o título A Sombra Rastejante)
2004 - Vol. VI - Canção de Susannah 
2004 - Vol. VII - A Torre Negra
2012 - O Vento pela Fechadura



Sinopse: Inspirada no universo imaginário de J.R.R. Tolkien e repleta de referências à cultura pop, às lendas arturianas e ao faroeste, a série A Torre Negra mistura ficção científica, fantasia e terror numa narrativa que forma um verdadeiro mosaico da cultura popular contemporânea. Seus sete volumes reúnem todos os temas sobre os quais Stephen King escreveu ao longo de sua carreira, até o limite da meta-ficção quando, em "A Canção de Susannah", a vida real do próprio autor se mistura à trama do livro.



Doutor Sono (2013)
Continuação de 'O Iluminado'


Editora: Suma de Letras
Ano: 2014
Páginas: 480
Tradutor: Roberto Grey

Sinopse: Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.
Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono.

Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King.

Espero que tenham gostado desse especial, pois eu como super fã das obras do mestre King adorei fazer...






10 comentários:

  1. AMEI..E SALVEI PARA MIM...rsrs..bjs Rô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rô, imaginei que você iria gostar.

      King <3

      Beijokas da Quel ¬¬

      Excluir
  2. Muito bom, adoro Stephen King <3 Parabéns
    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com
    Carol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e pela visita flor.
      Retribuirei em breve :)

      Beijokas da Quel ¬¬

      Excluir
  3. Oii Quel, tudo bem flor?
    Então, com esse seu post gigante eu li todas as sinopses, eu nunca tinha lido nenhuma sinopse dos livros dele, e nossa, é cada uma mais encantadora e curiosa que outra, depois do seu post fiquei com ainda mais vontade de ler os livros dele, sem exceção de nenhum, pois todas as sinopses me surpreenderam.

    Beijos da Jéss ♥.
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéss querida...King é mesmo o melhor quando se trata de terror e suspense, não li todos os livros citados no post...muitos estão na minha "listinha". Mas já vi quase todas as adaptações baseadas nas obras dele.

      Obrigada pelo carinho <3

      Beijokas da Quel ¬¬

      Excluir
  4. Quero ler todosss!! Nunca tive dinheiro para comprar um livro dele, mas morrooooo de vontade de ler!!!
    Adorei o post, parabéns!!
    http://anuvemdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, obrigada pela visita...você tem razão, as obras do autor são salgadinhas, mas valem muito a pena...narrativas muito bem trabalhadas, você não vai se arrepender.

      Beijokas da Quel ¬¬

      Excluir
  5. AMEI, GOSTARIA DE LER TODOS ESTES LIVROS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor, leia sim...uma história melhor que a outra.

      Agradeço sua visita :)

      Beijokas da Quel ¬¬

      Excluir