Amizade Literária

   Hoje dia 20 de julho, data tão especial da celebração da amizade, na qual comemorasse o 'Dia do Amigo', assim vamos relembrar algumas amizades que marcaram o universo literário.


Frodo Bolseiro e Sam Gamgee: No início da obra 'O senhor dos Anéis', Sam surge como um companheiro despretensioso. Ao longo da jornada Sam mostra o poder de sua amizade, sua coragem fazendo com que o amigo não desvie de seu caminho e objetivos, mesmo com todas as dificuldades e perigos, ele consegue manter Frodo consciente de suas obrigações nos momentos de desespero do amigo. 



Sherlock Holmes e Dr. Watson: A dupla investigativa mais famosa da literatura é também um excelente exemplo de amizade. Watson é um amigo leal, além de fã número 1 e admirador das qualidades de Sherlock. Ele acompanha o detetive em seus casos mais curiosos e está sempre preocupado com os excessos do amigo.



Soluço Spantosicus Strondus III e Banguela: Uma amizade improvável entre um viking e um dragão, teimoso e desobediente, que não segue os comandos de seu mestre. Mas Soluço prova que a amizade está acima de tudo, e treina seu dragão com maestria. Essa incrível história de amizade pode ser vista nas obras da autora Cressida Cowell que ganha novas aventuras a cada dia e vem encantando crianças pelo mundo.




Emília e Narizinho: Essa relação de amizade é sem dúvida a que encantou gerações de crianças pelo Brasil, a história do amor de uma menina para com sua boneca, falante, irritante e terrivelmente teimosa, originada de um dos mestres da literatura nacional, Monteiro Lobato. Impossível não morrer de amores por essa amizade tão doce e inocente.


Harry Potter, Ronald Weasley e Hermione Granger: As amizades literárias não são feitas só de duplas. No quesito lealdade, esse trio é o primeiro a ser lembrado, Harry, Hermione e Rony marcaram uma geração e comoveram leitores desde crianças até adultos, não há quem não se encante com as aventuras vividas pelos bruxinhos da série escrita pela autora J. K. Rowling. Simplesmente mágica essa amizade que no início era quase impossível, pois os dois meninos não suportavam a "sabe tudo" e queriam distância da menina dos cabelos desgrenhados.



Hercule Poirot e Capitão Hastings: Essa amizade investigativa pode ser comparada a amizade existente entre Watson e Holmes, embora Hastings não seja tão presente na vida de Poirot (apareceu em 26 contos, mas apenas em 8 romances da rainha do suspense policial, Agatha Christie), é seu amigo inseparável, uma das poucas pessoas que compreendem os atos peculiares do detetive e apesar de suas conclusões serem muitas vezes o oposto da realidade, elas ajudam o raciocínio de Poirot. E a prova maior de amizade entre essas personagens se dá quando Poirot passa seus últimos dias ao lado do amigo, em seu último caso. 


Charlie, Patrick e Sam: Bem vindo ao grupo dos desajustados...venha ser psicótico junto com Sam, Charlie e Patrick em 'As Vantagens de Ser Invisível'. Essa é uma história de amizade a qual mais gosto, super dramática e sensível apresentada pelo diretor e escritor Stephen Chbosky. Charlie, um garoto quieto e perturbado segue o conselho de seu professor de literatura e se arisca ao tentar "se misturar" com outras pessoas. Ele começa a frequentar festas e aprende que a vida tem suas dificuldades, mas que sempre pode contar e servir de ombro amigo.


Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão: Se a palavra é amizade, não tem como não lembrar dessa turminha que nos acompanha desde a infância. As obras do cartunista Maurício de Souza marcaram toda uma geração e seguem influenciando crianças não só do Brasil, mas de todo o mundo. Quem não iniciou sua vida de leitor nas páginas de um gibi da Turma da Mônica? Eu mesma aprendi a ler com a turminha, que me acompanhou por muitos anos e até hoje me faz dar boas risadas. Essa turma mostra como realmente é a amizade na infância, seus altos e baixos, brigas e brincadeiras, além de ensinar a garotada princípios de ética e cidadania.


Mickey, Brand, Bocão, Dado e Gordo: Essa turma faz valer o sentido de "Grupo de Amigos", sim uma amizade verdadeira em busca de aventura e confusão para continuarem unidos. Os Goonies não medem esforços e partem atrás de um tesouro para evitar que suas famílias sejam despejadas, pois um grupo empresarial pretende construir um campo de golf no terreno onde se encontram as casas. Essa incrível aventura extraída da imaginação de Steven Spielberg ganhou sua versão literária pela editora Darkside Books.


Percy Jackson e Grover Underwood: Nessa lista não poderia faltar a amizade criada por Rick Riordan, em uma das séries mais adoradas da literatura juvenil, ‘Percy Jackson e os Olimpianos’. A amizade da dupla, sátiro e semideus, está em um grau que ultrapassa o sentimento de melhores amigos, pois os dois possuem uma conexão empática, ou seja, se um morrer, o outro provavelmente irá morrer ou ficará permanentemente em estado vegetativo. Essa é o verdadeiro sentido da frase "Amigos até o fim"


Feliz Dia do Amigo...compartilhe e marque seus amigos nos comentários...eles são muito especiais para você e devem saber disso!


"Os amigos são os irmãos que Deus esqueceu de nos dar"


Nenhum comentário:

Postar um comentário