Lista – 10 autores mais prestigiados do Brasil

O ranking de autores destes postes foi retirado do blog lista10.com, segundo o mesmo, quem realizou o levantamento foi o Ibope.


10 – Maurício de Sousa

Maurício nasceu em Santa Isabel (SP) em 1935, e é um dos melhores cartunistas do país. Sua obra de maior sucesso é a Turma da Mônica, que conta como principais personagens Cebolinha, Cascão, Magali e a dentucinha que dá nome aos quadrinhos!
Mauricio de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem foi aprovada pelo jornal. A partir daí Mauricio foi criando novas histórias e personagens e conquistando o coração de pessoas de todas as idades!


9 – José de Alencar

José de Alencar nasceu em Massejana (RJ) em 1877, e foi um jornalista, político, advogado, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro (sim, tudo isso).
Terror dos estudantes no vestibular, as obras mais famosas do autor fazem parte do Romantismo brasileiro, como Iracema, O Guarani, Ubirajara que retratam os romances históricos e indianistas e, Senhora, que faz parte dos romances urbanos.


8- Érico Veríssimo


Érico Veríssimo nasceu em Cruz Alta (RS) em 1905 e influenciou muito a literatura brasileira no século XX. Seu primeiro romance: Clarissa, cujos sete mil exemplares foram vendidos em cinco anos, foi publicado em 1933.
Dentre suas obras mais famosas estão O Tempo e o Vento, dividido em 3 volumes, que relata a história do Rio Grande do Sul por meio das famílias Terra e Cambará e que já foi adaptada para a TV e para o Cinema.



7 – Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira (MG) em 1902 e é  o primeiro poeta desta lista, sendo considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.
Drummond participou do movimento Modernista brasileiro junto com  Mário e Oswald de Andrade na literatura, e artistas como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral nas artes plásticas.


6 – Cecília Meireles

Cecília Meireles nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1901, foi uma poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira.
Cecília (a única mulher desta lista!) começou a escrever poesia ainda criança, aos 9 anos. Ela publicou sou primeiro livro em 1919, Espectros, que se tratava de um conjunto de sonetos simbolistas.








5 – Vinícius de Moraes

Vinícius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1913, foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta, compositor brasileiro e principalmente um boêmio.
Apreciador das coisas boas da vida, e das mulheres, muitas de suas canções eram sobre a beleza feminina. Foi um dos criadores da Bossa Nova, e suas parcerias com Tom Jobim e Toquinho expandiram este ritmo para o mundo todo.
Dentre seus trabalhos mais famosos estão as canções Chega de Saudade, Garota de Ipanema, Ela é Carioca, Insensatez e Eu Sei que Vou te Amar.


4 – Machado de Assis

Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1839, foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Um fato interessante sobre o autor é que ele quase não frequentou a escola e nunca chegou a ir a universidade, devido a sua origem humilde.
Ele se aventurou por várias áreas da literatura, e dentre suas obras mais famosas estão Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, A Mão e a Luva e Helena.


3 – Jorge Amado

Jorge Amado nasceu em Itabuna (BA) em 1912 e foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, suas histórias sempre são narradas em seu Estado natal: a Bahia.
Várias de suas obras já foram adaptadas para o cinema ou televisão, como Gabriela Cravo e Canela, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tieta do Agreste e mais recentemente Capitães de Areia (o meu favorito!).
Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas,3 existindo também exemplares em braile e em fitas gravadas para cegos.



2 – Paulo Coelho

Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1947 e é um escritor, letrista e jornalista brasileiro. Seu primeiro livro foi lançado em 1974 com o título O Teatro na Educação, pois ele trabalhava como diretor de peças.
Paulo Coelho foi amigo de Raul Seixas e seu parceiro em várias canções. Uma característica de seu trabalho é a sua crença mística, com elementos de espiritualismo e magia. Entre suas obras mais famosas estão O Alquimista, Brida, As Valkírias, Veronika Decide Morrer e Onze Minutos.



1 – Monteiro Lobato

Monteiro Lobato nasceu em Taubaté (São Paulo) no ano de 1882 e foi um dos mais influentes escritores do país no século XX. Além de escrever seus livros, Lobato também era um editor de livros inéditos e autor de importantes traduções.
Sua obra mais famosa é a coletânea de livros infantis do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que conta com 23 títulos, e que já foi adaptada para a televisão duas vezes. Porém o autor também escrevia para adultos, como nos livros Cidades Mortais, Negrinha e Zé Brasil.


Fonte : Wikipédia


E ai gente, o que vocês acharam desta lista? Concordam com a colocação dos autores? Quais autores ficaram de fora da lista que vocês gostariam de ver?


Nenhum comentário:

Postar um comentário